InícioNotícias da IgrejaFalece o responsável pela reconstrução de Notre-Dame de Paris

Falece o responsável pela reconstrução de Notre-Dame de Paris

Published on

Faleceu o general Jean-Louis Georgelin, responsável por coordenar os trabalhos de restauração da catedral de Notre-Dame de Paris

Notre dame

Redação (22/08/2023, 13:00, Gaudium Press) O general Jean-Louis Georgelin, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas e responsável pela reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris, faleceu na última sexta-feira, 18 de agosto, vítima de um acidente.

O general Georgelin, de 74 anos, perdeu a vida em um acidente enquanto fazia uma caminhada nos Pirineus. O guarda do refúgio Estagnous informou à guarda civil que uma das pessoas que saiu para caminhar não havia retornado. Por volta das 20 horas, um pelotão da guarda civil da região encontrou o corpo do general, que aparentemente caiu de uma altura considerável em um trecho bastante íngreme.

480px Georgelin Reims 00815

General Jean-Louis Gerogelin. Fonte: Wikipedia. Créditos: G.Garitan

O general Georgelin, formado na Escola Militar de Saint-Cyr, foi um distinto líder militar sempre a serviço da nação. Aos 70 anos de idade, ele se aposentou, mas em 2019, após o incêndio que devastou parte de Notre-Dame de Paris, o presidente francês, Emmanuel Macron, designou o general Georgelin para coordenar os trabalhos de reconstrução.

“Não podemos perder Notre-Dame, ela é a alma da França”, afirmou Georgelin. Ele foi o responsável por avaliar os danos e organizar as diversas etapas da reconstrução. No passado mês de julho, ele declarou que até o final do ano a flecha de Notre-Dame estaria de volta aos céus de Paris.

Homenagens ao General Jean-Louis Georgelin

Após a morte do líder militar, várias figuras políticas, militares e religiosas da França prestaram homenagens. O Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, afirmou que “a França e a Igreja perdem hoje um de seus servidores mais dedicados”. Emmanuel Macron também lamentou a morte do general Jean-Louis e elogiou a forma como ele coordenou os trabalhos de reconstrução.

Em um comunicado de homenagem do governo francês ao general falecido, lê-se: “O General Georgelin nunca verá com os seus olhos a reabertura de Notre-Dame aos franceses, dos quais terá sido um artífice incomparável. Mas no dia 8 de dezembro de 2024, ele estará presente conosco, de outra forma, na emoção que lhe devemos.”

Uma homenagem nacional será realizada na próxima sexta-feira, 25 de agosto, no Museu Militar do Hôtel des Invalides. O general será sepultado em 31 de agosto, em sua cidade natal.

Apesar da morte inesperada do general Georgelin, o Secretário Geral da Conferência dos Bispos da França, Hugues de Woillemont, afirmou que não há preocupações quanto à continuação dos trabalhos de restauração de Notre-Dame. (FM)

The post Falece o responsável pela reconstrução de Notre-Dame de Paris appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...