17.7 C
São Paulo
sábado, outubro 16, 2021

“Fé Católica”, maior patrimônio deixado pelos espanhóis nas Filipinas, diz Núncio na Espanha

Somos gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos: A Fé cristã é a maior, mais profunda e mais duradoura herança nas Filipinas pela Espanha.

Somos gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos: A Fé cristã é a maior, mais profunda e mais duradoura herança nas Filipinas pela Espanha.

Redação (19/04/2021, 13:50, Gaudium Press) Ao realizar seu primeiro discurso durante a sessão plenária da Conferência Episcopal Espanhola – CEE, o Núncio Apostólico na Espanha Dom Bernardito Auza, agradeceu à Igreja e aos católicos espanhóis por terem levado –desde a300 anos– o Evangelho a sua pátria, as Filipinas.

Foi por meio da Espanha que a Fé católica chegou às Filipinas, diz o Núncio filipino

O Núncio abordou no início as questões a serem discutidas na sessão plenária da Conferência Episcopal Espanhola e, depois, Dom Auza aproveitou sua condição de filipino e representante do Papa para dizer:

“… visto que em minha pessoa a nacionalidade filipina coincide com a minha condição de Núncio Apostólico na Espanha é para mim uma grande e dupla satisfação evocar neste momento o transcurso do V Centenário da Evangelização do meu país, as Filipinas, com a chegada da expedição de Dom Fernando de Magallanes, em 16 de março de 1521.”

“A primeira Missa foi em 31 de março, domingo de Páscoa daquele ano, e os primeiros batismos em 14 de abril de 1521”, recordou Dom Auza.

“Foi por meio da Espanha, –cuja atuação é apresentada por historiadores credenciados como “modelo de compreensão, elevação e fusão dos povos”–, como a Fé católica chegou às Filipinas”, destacou o representante do Papa na Espanha provocando aplausos dos bispos da CEE reunidos em Assembleia.

Fé cristã: maior, mais profundo e mais duradouro patrimônio deixado pela Espanha nas Filipinas

“Com efeito, a fé cristã é a herança maior, mais profunda e mais duradoura dos mais de três séculos de presença espanhola nas Filipinas, pela qual estamos profundamente gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos. Por isso, ser filipino e legado do Romano Pontífice na Espanha, onde tudo começou, é para mim, como no caso da Expedição Magalhães e Elcano, um testemunho e uma prova de que a fé também se espalhou pelo mundo”.

Por isso, Dom Auza, nós, filipinos, celebramos este V Centenário da Evangelização sob o lema: “Gifted to Give”, inspirado no Evangelho de São Mateus 10.8: “Recebestes de graça, dá de graça”, com o duplo objetivo de uma nova evangelização e um impulso para a evangelização, disse o Núncio Apostólico aos Bispos da Espanha. (JSG)

(Foto Infocatólica)

The post “Fé Católica”, maior patrimônio deixado pelos espanhóis nas Filipinas, diz Núncio na Espanha appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias