InícioNotícias da IgrejaFilipinas: ataque terrorista durante a missa

Filipinas: ataque terrorista durante a missa

Published on

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque ocorrido durante a missa deste domingo, nas Filipinas, que matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 50.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (03/12/2023 15:17, Gaudium Press) Durante a missa deste domingo, 3 de dezembro, uma bomba explodiu no ginásio de esportes da Universidade Estadual de Mindanao, em Marawi, nas Filipinas, matando quatro pessoas e deixando outras em estado crítico.

O Papa Francisco expressou suas condolências e ofereceu suas orações pelas vítimas do atentado:

“Gostaria de assegurar as minhas orações pelas vítimas do atentado desta manhã nas Filipinas, onde uma bomba explodiu durante a Missa. Estou próximo às famílias e ao povo de Mindanao, que já sofreram tanto”, afirmou após a oração do Angelus.

Em um telegrama assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e endereçado ao reverendo Edwin de la Peña y Angot, prelado da Prelazia Territorial de Marawi, o Pontífice disse estar “profundamente triste ao saber dos feridos e da perda de vidas” causadas pelo ataque. Francisco assegura “sua proximidade espiritual a todos os afetados por essa tragédia” e “recomenda as almas dos mortos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso”, invocando “cura e consolo” para os feridos. Por fim, o Papa reza a Deus a fim de que “conceda a todos a força para se afastar da violência e vencer todo mal com o bem”.

Militantes do Estado Islâmico reivindicaram a autoria do ataque letal. O grupo, que exerce influência no sul do país, afirmou que seus membros detonaram a bomba. O atentado ocorreu após uma série de operações militares contra grupos locais pró-Estado Islâmico no sul das Filipinas,

“É possível que o que aconteceu esta manhã tenha sido um ataque de retaliação”, disse o chefe das Forças Armadas na conferência de imprensa.

O presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr, condenou “os atos sem sentido e mais hediondos perpetrados por terroristas estrangeiros”. A polícia e os militares reforçaram a segurança no sul do país e nos arredores da capital Manila.

A Universidade Estadual de Mindanao ressaltou, em uma publicação no Facebook, que estava “profundamente entristecida e chocada com o ato de violência que ocorreu durante um encontro religioso”. “Condenamos inequivocamente nos termos mais fortes possíveis este ato sem sentido e horrível.”

The post Filipinas: ataque terrorista durante a missa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...