21.6 C
São Paulo
segunda-feira, julho 26, 2021

Formação de leigos, beatificação dos primeiros missionários: temas dos bispos vietnamitas

Bispos expressam gratidão aos missionários que levaram o Evangelho ao Vietnã e aceleram processo de beatificação dos primeiros bispos do país: Lambert de la Motte e François Pallu.

Bispos expressam gratidão aos missionários que levaram o Evangelho ao Vietnã e aceleram processo de beatificação dos primeiros bispos do país: Lambert de la Motte e François Pallu.
Vietnã (22/04/2021, 17:15, Gaudium Press) A Sessão semestral da Conferência Episcopal do Vietnã, teve como foco a definição de programas pastorais específicos para melhorar a formação espiritual dos leigos e a criação de novas infraestruturas para este fim.

Os 25 bispos e arcebispos de 25 dioceses vietnamitas, incluindo ainda o cardeal Peter Nguyen Van Nhon, arcebispo emérito de Hanói, estiveram reunidos de 12 a 16 de abril em Nha Trang.

Planos pastorais que possam ajudar os católicos a permanecerem fiéis ao amor de Deus

Antes da sessão, os prelados receberam uma mensagem do representante pontifício não residente no Vietnã, Dom Marek Zalewski, que não pôde comparecer ao encontro devido às restrições devidas à Covid-19.

Dom Zalewski exortou os prelados a encontrar planos pastorais que possam ajudar os católicos a permanecerem fiéis ao amor de Deus, apesar deste momento difícil marcado pela pandemia.

Formação de leigos, testemunho do Evangelho na sociedade e atenção à celebração do Ano de São José

Entre as iniciativas neste sentido, destinadas à formação dos leigos, a assembleia decidiu que, por ocasião do Ano de São José que se iniciou no dia 19 de março, todas as paróquias do país celebrarão todas as quartas-feiras, até 8 de dezembro de 2021, Missas e devoções especiais ao Esposo da Virgem Maria.
Além disso, os fiéis vietnamitas serão exortados a rezar com especial fervor a São José para invocar a sua proteção sobre a Igreja universal e local.

O bispo Dom Joseph Nguyen Duc Cuong, de Thanh Hoa, responsável pela Comissão Justiça e Paz, anunciou um programa especial de capacitação sobre a Doutrina Social da Igreja para ajudar os fiéis leigos a testemunhar o Evangelho na sociedade.

Já a Comissão Episcopal para a Evangelização, que tem à sua frente Dom Alfonse Nguyen Huu Long, anunciou que está preparando a organização de um encontro nacional sobre o tema “Anunciar a Boa Nova”, em colaboração com a Diocese de Long Xuyen.

Abertura de novas estruturas para o Instituto Católico do Vietnã

A Assembleia encarregou o arcebispo de Hanói e vice-secretário da Conferência Episcopal Vietnamita, Dom Joseph Vui Van Thien, de estudar a possibilidade de abrir novas estruturas para o Instituto Católico do Vietnã em sua Arquidiocese.
O primeiro centro nacional de formação católica do país foi oficialmente inaugurado em 2015 e agora está sediado na cidade de Chi Minh, no sul do país.
Faz parte dos planos do episcopado aumentar o corpo docente do instituto, enviando candidatos para estudar no exterior.

Gratidão pela ação dos missionários que levaram o Evangelho ao Vietnã

Durante os trabalhos, os bispos também quiseram expressar a gratidão da Igreja vietnamita aos missionários que levaram o Evangelho ao Vietnã, acelerando o processo de beatificação dos primeiros dois bispos do país: o francês Dom Lambert de la Motte, fundador da Sociedade para as Missões Estrangeiras de Paris (MEP), e Dom François Pallu, bispos dos vicariatos da Cochinchina e Tonkin erigidos em 1659.

Os bispos dedicaram uma Missa especial a Dom La Motte para comemorar sua primeira visita pastoral às paróquias de Nha Trang, que teve lugar em 16 de abril de 1671 e que lançou as bases para o desenvolvimento da Igreja Católica no Vietnã.

Por fim, estava na ordem do dia a causa de beatificação de Dom Jean Cassaigne (1895-1973), bispo de Saigon, que dedicou sua vida aos leprosos das minorias étnicas da região de Di Linh.

A próxima plenária dos bispos vietnamitas está marcada para se realizar entre 11 e 15 de outubro em Thai Binh, cuja diocese celebrará seu 85º aniversário. (JSG)

The post Formação de leigos, beatificação dos primeiros missionários: temas dos bispos vietnamitas appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias