InícioNotícias da IgrejaFrança: celebração das exéquias do Pe. Olivier Maire, assassinado na segunda-feira

França: celebração das exéquias do Pe. Olivier Maire, assassinado na segunda-feira

Published on

Foi justamente na Basílica de São Luís Maria de Montfort que hoje se realizaram as exéquias do Pe. Olivier, provincial dos montfortinos na França.

Redação (13/08/2021 15:42, Gaudium Press) Hoje, todos os sinos das igrejas da Vendée (Vendeia), no noroeste da França, tocaram em um sinal de luto pelo Padre Olivier Marie, assassinado na segunda-feira por um homem de origem ruandesa que ele havia acolhido em sua comunidade de Saint Laurent sur Sévre – um nome tão intimamente ligado a São Luís Maria Grignion de Montfort. O assassino, que se entregou às autoridades, já havia sido acusado de ser o autor do incêndio da Catedral de Nantes, no ano passado, e havia participado de uma audiência com o Papa.

Foi justamente na Basílica de São Luís Maria de Montfort, localizada nesta cidade, que ocorreram os funerais do Padre Olivier. As exéquias começaram às 14:30 e duraram cerca de duas horas. Foram presididas pelo Presidente do Episcopado Francês, Mons. Éric de Moulins-Beaufort e contou com a presença do Pe. Santino Brembilla, superior geral dos padres montfortianos. Estiveram presentes personalidades civis e políticas.

A presença dos fiéis foi permitida, e na ‘parvis’ (praça) da Basílica foi instalado um telão para acompanhar a cerimônia.

Um homem de grande sabedoria

No início da cerimônia, foi exposto o percurso de sua vida: “Nascido em 19 de novembro de 1960 em Besançon”, o sacerdote tinha numerosos diplomas, em teologia, psicologia, ciências naturais, obtidos em diversas cidades. Ele foi ordenado sacerdote em 1992.

“Tomo a liberdade de lhe dizer: você continuou sendo um homem simples, muito acessível, que não faz barulho, mas que avança”, disse o irmão monfortino Daniel Busnel na cerimônia, muito emocionado. “Sentirei sua falta, sentirei falta do seu bom humor.” Mas “devemos continuar trabalhando”, prosseguiu o irmão: “Não pense que você vai ficar de braços cruzados na casa do Senhor”.

A homilia foi pronunciada pelo Pe. Robert Chapotte, assistente do Pe. Olivier Maire, mencionando a “sabedoria” do sacerdote.

A cerimônia se encerrou com uma “Ave-Maria” que ressoou pela Basílica.

O padre foi enterrado no cemitério da Sabedoria, situado ao lado da Basílica, onde os religiosos da Congregação são enterrados.

Com informações France Bleu.

The post França: celebração das exéquias do Pe. Olivier Maire, assassinado na segunda-feira appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Em 21 de janeiro de 1794, a Revolução Francesa assassinou 14 sacerdotes

 O seu crime: serem sacerdotes e terem recusado prestar juramento à Constituição Civil do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...