InícioNotícias da IgrejaFrancisco segue resfriado, não lê discurso e tem dificuldade para subir em...

Francisco segue resfriado, não lê discurso e tem dificuldade para subir em papamóvel

Published on

Saúde do Santo Padre causa preocupação, por conta de sua idade avançada, 87 anos, e requer cuidados especiais.

Francisco segue resfriado nao le discurso e tem dificuldade para subir em papamovel 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (07/03/2024 16:23, Gaudium Press) O Papa Francisco segue se recuperando de um “leve resfriado” que o fez cancelar parte de sua agenda no final do mês de fevereiro. A saúde do Pontífice causa preocupação, por conta de sua idade avançada. Com 87 anos de idade, o Santo Padre frequentemente é visto usando bengala ou cadeira de rodas em seus compromissos públicos.

Após uma pausa de uma semana, realizada por conta do retiro espiritual quaresmal dos membros da Cúria Romana, e de ter algumas atividades canceladas, por conta de sua saúde, no sábado e na segunda-feira, Francisco participou da Audiência Geral na última quarta-feira, 6, no Vaticano.

Colaborador lê discurso do Papa

Apesar de estar presente, após saudar os fiéis e peregrinos, o Pontífice pediu para que Monsenhor Ciampanelli, colaborador da Secretaria de Estado, lesse o texto da reflexão do dia, dedicado à inveja e à vanglória.

“Queridos irmãos e irmãs, ainda estou um pouco resfriado. Por isso, pedi ao Monsenhor Ciampanelli para ler a catequese de hoje”, explicou. Em seguida, o colaborador da Secretaria de Estado proferiu o discurso dando continuidade à reflexão sobre os vícios e as virtudes.

Saúde do Papa Francisco causa preocupação

Além disso, Francisco também demonstrou dificuldade para subir os degraus do papamóvel e acabou optando por atender os fiéis no chão, em sua cadeira de rodas. Desde 2013 no cargo, ao longo deste período o Pontífice passou por várias cirurgias e chegou a ser internado algumas vezes por problemas respiratórios.

Em 2021, após uma inflamação intestinal, o Papa retirou parte do cólon. No ano seguinte, por conta do agravamento de uma fratura e uma inflamação nos ligamentos do joelho que dificultaram sua locomoção, o Santo Padre passou a utilizar cadeira de rodas. Já em 2023, o Pontífice foi submetido a outro procedimento para reparar uma hérnia abdominal e remover o tecido cicatricial intestinal de uma cirurgia prévia. (EPC)

The post Francisco segue resfriado, não lê discurso e tem dificuldade para subir em papamóvel appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Tomás Morus e São João Fisher

No dia 22 de junho a Igreja celebra a memória de São João Fisher,...

Sábado da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

Cardeal Sarah: O ateísmo prático deve ser combatido, mesmo dentro da Igreja

“Há um ateísmo prático que tomou conta dos EUA e ameaça o bem comum....

Bebê recém-nascida abandonada em uma Catedral na Guatemala

Em meio à consternação e indignação, usuários das redes sociais comentam que pelo menos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...