InícioNotícias da IgrejaGoverno da Nicarágua expulsa jesuítas de residência

Governo da Nicarágua expulsa jesuítas de residência

Published on

A Província da América Central da Companhia de Jesus denunciou que seis jesuítas foram expulsos de sua residência em Manágua pelas forças do governo de Daniel Ortega

640px Protestas en Masaya Nicaragua 2018

Redação (21/08/2023, 15:00, Gaudium Press) A Província da América Central da Companhia de Jesus denunciou que seis jesuítas foram expulsos de sua residência em Manágua no último 19 de agosto, sábado.

No início da tarde do sábado, a polícia nicaraguense e fiscais do poder judiciário do governo compareceram à residência dos jesuítas, que fica ao lado da Universidade Centro-americana, com um mandado de despejo.

A residência, conhecida como Vila Carmen, é propriedade da Companhia de Jesus. Documentos oficiais foram apresentados como prova durante a intervenção do governo. A escritura de Vila Carmen é clara quanto ao fato de que a residência dos jesuítas é uma propriedade separada da UCA e pertence à Companhia de Jesus.

No entanto, os funcionários ignoraram os documentos e argumentaram que a casa também é propriedade do Estado da Nicarágua, conforme explicado no comunicado da Companhia de Jesus que narra os fatos do sábado.

Diante da situação complicada e tensa, os seis religiosos acataram as ordens dos militares e deixaram a residência, levando consigo apenas alguns objetos pessoais. Eles foram acomodados na comunidade Santo Inácio, também em Manágua.

Diante dessa intervenção do governo, a Província Centro-americana da Companhia de Jesus manifestou sua indignação por meio de um comunicado oficial. “Condenamos este ato de violência e manifesta nossa confiança de que o Senhor da História continuará a proteger os Jesuítas da Nicarágua durante este momentos”, diz o documento.

A Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL) também publicou um comunicado no qual lamenta o ato e afirma que se trata novamente de um desrespeito e uma ameaça aos direitos fundamentais do ser humano.

A expulsão dos seis jesuítas ocorre alguns dias após o governo de Daniel Ortega confiscar todos os bens da UCA, alegando que é um centro terrorista. O fechamento da Universidade Centro-americana deixou mais de 9 mil alunos sem acesso à educação. Isso foi mais um duro golpe contra a Igreja e as instituições católicas que não cessam de denunciar os abusos da ditadura sandinista. (FM)

The post Governo da Nicarágua expulsa jesuítas de residência appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...