InícioNotícias da IgrejaHaiti: seis religiosas sequestradas

Haiti: seis religiosas sequestradas

Published on

A Congregação de Sant’Ana confirma o sequestro de 6 de suas religiosas e outros ocupantes do ônibus.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (20/01/2024 11:13, Gaudium Press) Seis religiosas pertencentes à Congregação das Irmãs de Sant’Ana foram sequestradas por criminosos armados que interceptaram um micro-ônibus na Avenida Chile, no centro de Porto Príncipe, Haiti, na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro de 2024.

Os bandidos entraram no veículo, que estava a caminho da escola e, sob ameaça de armas, fizeram todos os passageiros reféns, incluindo as seis religiosas e uma jovem que as acompanhava, além do motorista.

A Conferência Haitiana de Religiosos emitiu uma nota, expressando profunda consternação ao tomar conhecimento “da triste notícia do sequestro de seis religiosas da Congregação das Irmãs de Sant’Ana e outros ocupantes do ônibus que as transportava. Estes sequestros enchem de tristeza e terror os consagrados do Haiti e as almas de boa vontade.

“Neste momento doloroso, a diretoria da CDH convida todos os cristãos no Haiti a fazer uma corrente de oração de súplica: ‘Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz, em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça!’ (Sl 76, 2).

“Que o Espírito de força seja dado às Irmãs de Sant’Ana para encontrar uma saída para esta terrível situação. A solidariedade dos consagrados do Haiti e do mundo os ajude a superar esta difícil provação”.

Segundo o Vatican News, o sequestro foi denunciado pelo bispo de Anse-à-Veau e Miragoâne, D. Pierre-André Dumas, que condenou “[…] com vigor e firmeza este último ato hediondo e bárbaro que nem sequer respeita a dignidade dessas consagradas que se entregam a Deus a contento de seu coração em educar e formar os jovens, os mais pobres e os mais vulneráveis de nossa sociedade”.

Dom Dumas pede a libertação dos reféns e afirma estar disposto a tomar o lugar deles como refém.

Até o momento, nenhuma informação sobre a identidade das vítimas ou uma exigência de resgate foi divulgada.

Violência

Em 1º de janeiro de 2024, o Haiti comemorou 220 anos de independência. A comemoração dessa liberdade ressoa de forma incomum em um país assolado pelas guerras de gangues.

De fato, o Haiti, apelidado de “a pérola das Antilhas”, enfrenta inúmeras dificuldades: difícil reconstrução após o terremoto de 2010, instabilidade política e, acima de tudo, as guerras de gangues que invadem as ruas e a vida dos haitianos, prejudicando o desenvolvimento econômico e social.

As disputas entre facções rivais causaram a morte de cerca de 4.000 pessoas somente em 2023.

Desde agosto de 2023, grupos armados vêm realizando sequestros e mantendo os moradores como reféns, saqueando e incendiando residências com total impunidade.

Inúmeras famílias, muitas das quais residem na região há várias décadas, foram forçadas a buscar refúgio em outras localidades

Ademais, os sequestros por resgate têm aumentado nos últimos meses na região metropolitana da capital, Porto Príncipe, tendo inclusive como alvo diversas religiosas.

The post Haiti: seis religiosas sequestradas appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...