17 C
São Paulo
terça-feira, junho 14, 2022

Homilia do Papa: “Maria dá provas de uma fé madura e adulta”

Neste 1º de janeiro de 2022, o Papa Francisco presidiu a Missa de Santa Maria Mãe de Deus e descreveu a atitude de Nossa Senhora enquanto Mãe

Redação (01/01/2022 8:30, Gaudium Press) O Papa celebrou sua primeira Missa do ano na Basílica de São Pedro. Nesta solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, a homilia foi baseada na passagem do Evangelho: “Maria guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19).

O Santo Padre descreve a reação dos pastores, que surpresos e felizes com a notícia do Anjo, se aproximam do Menino Jesus.

Nossa Senhora, por outro lado, estava “pensativa, ela guarda toda esta realidade no seu coração”, disse ele.

Francisco prosseguiu explicando que a reação dos pastores lembra o início da Fé, onde as coisas são fáceis e claras. Maria, no entanto, dá mostras de uma “fé madura e adulta”. Assim, Maria Santíssima nos ensina a amadurecer e crescer na fé a partir das situações difíceis da vida.

“Que a Mãe de Deus interceda por todos nós e, especialmente, por aqueles que, de diferentes formas, sofrem por causa da pandemia, e leve alívio a eles.”

Um segundo aspecto ressaltado por Francisco em Nossa Senhora é que “ela guarda e medita”. Ela recolhe em seu coração e em suas orações as coisas belas e procura interpretar o significado dos acontecimentos com os próprios olhos de Deus.

“Ela acolhe o plano de salvação, para o qual Deus teve que repousar em uma manjedoura. Ela vê o Menino divino frágil e trêmulo e acolhe o maravilhoso vínculo da grandeza divina com a pequenez”, esclareceu.

Francisco explicou que assim são as mães: “É isso que as mães fazem: sabem superar os obstáculos e os conflitos, sabem incutir a paz. Assim, eles conseguem transformar as adversidades em oportunidades de renascimento e oportunidades de crescimento”. Recordou que esta é igualmente a atitude da Igreja enquanto Mãe. (FM)

The post Homilia do Papa: “Maria dá provas de uma fé madura e adulta” appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias