InícioNotícias da IgrejaIgreja bizantina do século V é reaberta ao público

Igreja bizantina do século V é reaberta ao público

Published on

O templo passou por um trabalho de restauração que durou três anos e foi de fundamental importância para a conservação da história de Gaza.

Redação (01/02/2022 16:59, Gaudium Press) Uma igreja bizantina do século V, descoberta no ano de 1997 próximo a Jabalia, quatro quilômetros ao norte de Gaza, foi reaberta ao público após três anos de trabalhos de restauração e um financiamento de cerca de dois milhões de euros.

O templo apresenta 400 metros quadrados de mosaicos nos quais são representados palmeiras, árvores frutíferas, cachos de uvas, leões, gazelas, cavalos, vacas e outros animais, além de inscrições gregas diversas.

Restauração de fundamental importância para a história de Gaza

Segundo o arqueólogo René Elter, o trabalho de restauração, realizado pela ONG francesa ‘Première Urgence Internationale’, em colaboração com a ‘Ecole biblique et archéologique française de Jerusalém’, é de fundamental importância para a história de Gaza pois reflete seu período cristão.

De acordo com a ONG francesa, os mosaicos e toda a igreja foram danificados pela passagem de tanques durante a guerra de 2012. Além disso, as décadas de conflito renderam pesadas perdas ao patrimônio histórico da Faixa de Gaza, que guarda os restos de cinco milênios de história, desde a Idade do Bronze até os anos do domínio otomano e britânico.

Um testemunho da presença do cristianismo

O Padre Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família na cidade de Gaza, manifestou sua alegria pela reabertura. “Este fato é realmente muito importante para a comunidade cristã. Não esqueçamos que a Faixa de Gaza conta com cerca de mil cristãos. Esta igreja do século V é um testemunho da grande presença do cristianismo em toda a região”, ressaltou.

“Nunca esqueçamos que nossa paróquia é chamada de Sagrada Família, para nos lembrar que os primeiros cristãos a passar por Gaza foram Jesus com São José e Nossa Senhora quando eles fugiram de Belém para o Egito. Portanto, esta inauguração é uma grande alegria para toda a comunidade cristã e para a paróquia católica”, concluiu. (EPC)

The post Igreja bizantina do século V é reaberta ao público appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Gregório VII: O Papa que venceu o mundo

25 de maio, dia em que a Igreja celebra a memória de São Gregório...

Santuário de Fátima lança podcast sobre a oração

O primeiro episódio do novo podcast, intitulado ‘ORA h’, já está disponível nas plataformas...

Sacerdote Capuchinho ao Papa: a Igreja nos Estados Unidos é mais forte do que na Europa

O Pe. Thomas G. Weinandy fez referência às declarações do Papa à CBS, nas...

Nossa Senhora Auxiliadora: uma verdadeira Amiga!

No dia 24 de maio, a Igreja celebra Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...