InícioNotícias da IgrejaIgreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais

Igreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais

Published on

A Igreja Católica na Suíça divulgou o primeiro relatório nacional sobre os abusos sexuais ocorridos em seu seio. O documento foi elaborado sob a supervisão de um comitê de pesquisa da Universidade de Zurique

Relatorio sobre a Liberdade Religiosa no Mundo sera apresentado este mes 2

Redação (12/09/2023 14:30, Gaudium Press) A Igreja Católica na Suíça divulgou o primeiro relatório nacional sobre os abusos sexuais ocorridos em seu seio. O documento de 136 páginas foi elaborado sob a supervisão de um comitê de pesquisa da Universidade de Zurique e apresentado à imprensa neste 12 de setembro.

Foram compilados, por meio do trabalho das historiadoras Marietta Meier e Monika Dommann, mais de mil casos de abuso, envolvendo 921 vítimas entre 1950 e 2022. Dentre essas vítimas, 56% são do sexo masculino, e 74% dos crimes envolveram pedofilia, cometidos por 510 pessoas diferentes.

Fontes de informação

Este é o primeiro documento de uma série de relatórios “de acompanhamento”, principalmente abordando o período de 2014 até 2026; outros relatórios estão previstos para os próximos anos. A principal fonte de informações para o relatório apresentado nesta terça-feira foi composta pelos arquivos confidenciais, bem como pelos registros dos comitês especializados em “Abusos Sexuais” da Conferência Episcopal Suíça e das dioceses.

Os arquivos públicos e privados foram utilizados de forma secundária. Para os futuros relatórios, outras fontes de informação também serão consultadas. A comissão de estudos propõe uma série de medidas preventivas e orientações para as autoridades eclesiásticas.

Minimização dos fatos e silenciamento das vítimas

Lorraine Odier, uma das pesquisadoras do grupo de estudo, destacou dois pontos importantes identificadas durante os trabalhos de pesquisa: em primeiro lugar, a minimização e o silenciamento dos fatos por parte das autoridades eclesiásticas quando informadas dos casos, e, em segundo lugar, a priorização da defesa da imagem da Igreja em detrimento da proteção das vítimas.

Algumas vítimas veem a publicação do relatório como um passo importante e um sinal de que a Igreja está comprometida em enfrentar essa questão. No entanto, outras críticas surgem, como no caso de Marie-Jo Aeby, vice-presidente da associação SAPEC, que auxilia pessoas abusadas por membros do clero na Suíça. Ela observa que o Dicastério da Doutrina da Fé se recusou a abrir seus arquivos para contribuir com o projeto suíço.

A resposta prática da Igreja Católica

Por sua parte, a Igreja Católica propõe uma série de medidas para evitar novos casos de abuso, incluindo a criação de uma entidade nacional para notificação e apoio às vítimas, embora os detalhes específicos ainda não estejam definidos. Até o momento, as instituições têm operado de maneira autônoma e descentralizada. Dom Bonnermain, responsável eclesiástico na constituição do dossier, também anunciou medidas mais restritivas e avaliações psicológicas para os futuros sacerdotes, diáconos e qualquer outra pessoa ativa na Igreja.

Com a divulgação deste relatório, a Suíça segue o exemplo de outros países europeus, como França, Portugal e Itália, que estabeleceram comissões de estudo sobre os abusos sexuais na Igreja e medidas de prevenção e reparação desses crimes. (FM)

The post Igreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...