InícioNotícias da IgrejaIgreja de Nápoles dedicada às almas do purgatório foi construída para abrigar...

Igreja de Nápoles dedicada às almas do purgatório foi construída para abrigar fiéis que morreram como indigentes

Published on

A piedosa tradição de considerar as almas do purgatório incentivou a construção de igrejas dedicadas a elas em todo o planeta. Entre esses templos encontra-se a igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório ad Arco, em Nápoles, especialmente dedicada aos fiéis que morreram sem identificação

Di Lalupa - Opera propria, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2488176

Igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatorio ad arco, Nápoles. foto: Wikipedia, crédito: Lalupa.

Redação (02/11/2023 12:45, Gaudium Press) O antigo centro da cidade de Nápoles, na Itália, abriga uma igreja particular dedicada especialmente às Almas do Purgatório. Trata-se da igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório ad Arco, apelidada pelos napolitanos de “chiesa de e cape ‘e morte” (igreja a cabeça dos mortos, em dialeto local).

De estilo barroco e tendo algumas esculturas representando crânios e ossos na fachada, a igreja pertencia à congregação laica Opera Pia Purgatorio ad Arco e começou a ser construída em 1616, mas só foi consagrada em 1638. A igreja apareceu em uma página muito triste da história da cidade italiana. De fato, naquele século Nápoles enfrentou vários desastres naturais e teve que lidar com a fome e epidemias quase subsequentes.

Em 1631, a erupção do Vesúvio causou um grande número de mortes, além de vários terremotos, um período de carestia e em 1656 foi a vez da Peste de Nápoles matar quase metade da população citadina.

Tendo que lidar com um tão grande número de mortos, os cemitérios e as igrejas da época não tinham espaço para tantos sepultamentos. Foi então que um grupo de pessoas da nobreza local fundou uma sociedade chamada “Congrega di Purgatorio ad Arco” (Congregação do Purgatório do Arco).

As indulgências podem sempre ser aplicadas às almas do purgatório. Assim agindo, podemos realizar a caridade do modo mais eficaz.

Uma igreja para abrigar a sepultura de católicos indigentes

O intuito de tal associação era sepultar os familiares de muitos católicos pobres, que não dispunham de condições econômicas para o sepultamento de seus entes queridos. Outro objetivo da Congregação era dar uma sepultura digna a tantos outros católicos que morreram na indigência devido às circunstâncias desastrosas pelas quais passou Nápoles na época.

Com estas finalidades de caridade, os nobres napolitanos finalizaram a construção da igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório, que podia abrigar os corpos das vítimas dos desastres que abateram a cidade naqueles anos. Ali, os vivos podiam ir rezar em sufrágio das almas que morreram na pobreza ou na indigência.

A igreja tem dois níveis: a igreja superior onde são celebradas Missas, especialmente no Dia de Finados (2 de novembro), a igreja inferior acessível unicamente com guia e que abriga documentos e cartas, sobretudo do século XVII. A igreja conta ainda com um museu dedicado à devoção das Almas do Purgatório que contém obras artísticas e objetos de prata. (FM)

The post Igreja de Nápoles dedicada às almas do purgatório foi construída para abrigar fiéis que morreram como indigentes appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Cardeal Sarah: os sacerdotes renunciam ao casamento, à família e aos ganhos materiais por Cristo

O cardeal, originário da Guiné, ordenou 12 sacerdotes durante uma recente visita aos Camarões. Foto:...

Mensagem de Páscoa do Cardeal Raymundo Damasceno

O Arcebispo Emérito de Aparecida presidiu uma Santa Missa Solene na Basílica de Nossa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...