InícioNotícias da IgrejaIgreja na América Latina convoca um dia de oração pelo Haiti

Igreja na América Latina convoca um dia de oração pelo Haiti

Published on

O CELAM, CLAR e Cáritas Latino-Americana organizam um “Dia Continental de Oração” com o lema “Todos com o Haiti”, em apoio ao povo haitiano que sofre diante da crise social e humanitária.

6 4 700x467 1

Redação (21/03/2024 10:40, Gaudium Press) No dia 22 de março, o Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), a Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR) e a Caritas América Latina convoca os fiéis para um “Dia Continental de Oração”, com o lema “Todos com o Haiti”, para expressar sua proximidade e solidariedade com este país. “Vamos nos unir ao clamor do povo haitiano para que sua voz seja ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia e compaixão de Deus por seus filhos”, diz o comunicado do CELAM.

“O povo do Haiti está sofrendo há muito tempo. Nas últimas semanas, a situação social e humanitária se tornou extremamente grave”, escrevem as organizações, conscientes de que essa situação “é fruto de múltiplos fatores e de uma história complexa” e que “a solução não está diretamente em nossas mãos, […] “estamos convencidos da força e do poder da oração, que nos aproxima e expressa nossa solidariedade com o povo haitiano”.

A situação no Haiti tem se mostrado extremamente difícil, inclusive com membros do clero sendo alvos. Houve episódios de sequestros envolvendo sacerdotes, missionários e religiosos. Até mesmo o vice-presidente do episcopado do país, Dom Pierre André Dumas, foi vítima de um ataque.

O apelo do CELAM ressalta ainda a situação dramática no país, citando números alarmantes, como 3 milhões de crianças necessitando de ajuda humanitária, 362.000 pessoas deslocadas internamente e metade da população vivendo abaixo da linha da pobreza.

Este dia de oração, 22 de março, também coincide com a celebração da “Sexta-feira de Nossa Senhora das Dores”: “É a Virgem associada às dores de seu Filho. É Maria aflita hoje por seu Filho no rosto do povo haitiano crucificado pela miséria e pela violência”, enfatizam. E a Ela, mãe da ternura e da misericórdia, pedem sua intercessão “para que o Senhor aplaine os caminhos, disponha os corações, mova as vontades, a fim de que nossos irmãos e irmãs possam logo desfrutar de uma vida plena”.

The post Igreja na América Latina convoca um dia de oração pelo Haiti appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Ucrânia: 3 sacerdotes e 2 diáconos ordenados no Seminário Redemptoris Mater

A cerimônia de ordenação teve lugar na Catedral da Exaltação da Santa Cruz em...

Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Depois de 500 anos, uma relíquia de São Benno de Meissen retorna a sua...

Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

São Romualdo, abade

O abade Romualdo, pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...