InícioNotícias da IgrejaIgreja são danificadas por tremor de terra na França

Igreja são danificadas por tremor de terra na França

Published on

Após o terremoto que abalou o oeste da França no último dia 16 de junho, várias igrejas estão sendo avaliadas em relação os danos provocados

igreja cemitério França
https://pixabay.com/photos/cemetery-church-france-medival-818911/

Redação (22/06/2023 13:50, Gaudium Press) No dia 16 de junho, uma parte do oeste da França foi abalada por um terremoto de magnitude 5,3 e 5,8 na escala Richter.

O terremoto causou estragos em várias casas, muitos habitantes tiveram que deixar seus lares e foram realocados às pressas em novas residências.

Além das casas, o terremoto danificou várias igrejas, que permanecem fechadas por questões de segurança, a fim de evitar acidentes.

Estragos provocados pelo tremor de terra

Campanários danificados, grandes rachaduras, perigo de desmoronamento e queda de parte do telhado são alguns dos principais problemas encontrados.

Em uma das regiões atingidas pelo terremoto, onze igrejas estão fechadas, segundo Aleteia. Sete estão fechadas para evitar acidentes devido a destroços e outras quatro estão sob diagnóstico de profissionais, afim de avaliar os danos e o riscos.

A igreja de Mazeau, na Vendeia, foi fechada pelo prefeito da cidade depois de serem constatadas rachaduras de até dois centímetros perto dos vitrais.

A pequena igreja de Saint-Cyr também foi bastante atingida: várias pedras desmoronaram e a abóboda do presbitério foi danificada.

O caso mais grave é da igreja de Saint-Hilaire-la-Palud, onde foi estabelecido um perímetro grande de segurança devido ao risco de desmoronamento.

Os grandes órgãos de Notre Dame de Paris, que fizeram tremer as pedras da catedral gótica, serão restaurados, depois de serem danificados pelo incêndio de 2019.

Missas, casamentos e batismos tranferidos

As missas, casamentos e batismos que estavam programados para ocorrer nas igrejas danificadas tiveram que ser transferidos para outras igrejas.

A igreja de Arçais havia reformado o órgão e um programa de consertos estava previsto para o verão, mas provavelmente terá que ser cancelado.

Além das igrejas e casas, alguns cemitérios também sofreram com o terremoto e túmulos foram danificados.

Dificuldade no financiamento de restauração

Segundo o sacerdote Dupont, as igrejas vão precisar de reformas, o que suscita a necessidade de um financiamento para tal. Porém muitas cidades não possuem recursos financeiros disponíveis.

Está prevista uma reunião entre os prefeitos das cidades atingidas e o arquiteto dos prédios patrimoniais da França para discutir a restauração dos templos, bem como o financiamento. (FM)

The post Igreja são danificadas por tremor de terra na França appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala

Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de...

Beato Carlos de Blois: senhor feudal perfeito

Governador e patriarca da Bretanha – Noroeste da França –, aristocrata e batalhador que...

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...