InícioNotícias da IgrejaIlha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano

Ilha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano

Published on

O Cardeal Pizzaballa definiu o evento como histórico. Dom Bruno se torna o primeiro bispo latino a residir na ilha de Chipre em 340 anos.

Foto: The Latin Patriarchate of Jerusalem

Foto: The Latin Patriarchate of Jerusalem

Redação (17/03/2024 09:39, Gaudium Press) Durante a Consagração Episcopal de Frei Bruno Varriano, no último sábado, 16 de março, no Centro Filoxenia de Nicósia, em Chipre, o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, descreveu o evento como “histórico”:

“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatos 340 anos. O que estamos vivendo hoje é, portanto, um momento que podemos chamar de histórico, para a nossa Igreja, para o Patriarcado Latino, mas também, eu diria, para todos. Um momento de celebração, um belo momento de Igreja, que espero que nos ajude a todos a fortalecer o nosso sentido de comunidade e unidade”.

OdiloO Cardeal Pizzaballa presidiu a celebração, acompanhado pelo Cardeal Fortunato Frezza, pelo arcebispo Maronita de Chipre, Dom Selim Jean, pelo Cardeal Américo Aguiar de Lisboa e pelo Cardeal Odillo Scherrer de São Paulo.

Diversas autoridades eclesiásticas da Igreja Latina e Oriental de todo o mundo participaram da celebração, bem como Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, e muitos frades da Custódia franciscana estavam presentes. Autoridades políticas da Ilha também marcaram presença.

Esta nova presença católica e cristã latina reflete uma transformação na imagem da ilha de Chipre, e, por isso, requer uma presença eclesial mais robusta.

O Cardeal Pizzaballa mencionou os desafios pastorais enfrentados em Chipre e enfatizou a necessidade de uma presença eclesial consistente, juntamente com um serviço pastoral corajoso destinado aos fiéis dispersos por toda a ilha, muitas vezes em situações sociais delicadas.

O cardeal também frisou que a Igreja Católica em Chipre “deve também enfrentar as feridas profundas criadas por conflitos políticos que parecem não ter saída, pela chegada de novos fiéis de todo o mundo, por dificuldades sociais de todos os tipos”.

Desse modo, o Padre Bruno deverá servir a igreja sem nada grandioso ou deslumbrante, sem nenhuma expressão de poder, afirmou Dom Pizzaballa, acrescentando que ele deve “confiar tudo a Deus, na oração, na humildade do serviço, sabendo pedir ajuda, formando colaboradores neste ministério, especialmente sacerdotes”.

O cerimonial para a ordenação episcopal contou com a participação de Fr. Francesco Patton, que, na condição de Custódio da Terra Santa, apresentou a Bula Papal, enfatizando o cuidado pastoral e a benevolência do Papa Francisco para com a Igreja de Chipre ao nomear o Padre Bruno como bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para Chipre.

A presença dos franciscanos em Chipre remonta aos primórdios da sua atuação na Terra Santa. Na virada do século XIII, quando foram temporariamente expulsos dos locais sagrados, refugiaram-se em Chipre, onde encontraram acolhida. Ao longo dos séculos, a ilha representou um local precioso para os frades, mesmo diante dos desafios enfrentados, como a conquista turca de Chipre. Após esse período conturbado, os frades retornaram, e desde o século XVII, a sua presença e influência têm crescido significativamente na ilha.

Dom Bruno Varriano nasceu em São Paulo, em 1971. Ingressou na Custódia da Terra Santa em 1996 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte. Entre as muitas especializações, Frei Bruno obteve a licenciatura em Teologia Espiritual e o doutorado em psicologia clínica.

Exerceu vários cargos na Custódia da Terra Santa, incluindo Guardião do Convento de Nazaré e da Basílica da Natividade.

No final da celebração, Dom Bruno Varriano, agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a celebração: “Obrigado a todos pelo incentivo. Lembro-me da minha missão em Nazaré, onde vivi durante 9 anos: foi na proximidade de Maria de Nazaré e de São José que pude amadurecer o meu “sim” a esta nova missão. Gostaria de agradecer ao Patriarcado e a todos os sacerdotes e seminaristas pela proximidade e carinho: obrigado a todos os frades da Custódia da Terra Santa. Obrigado ao Padre Custódio que me acompanhou neste momento e me trouxe de volta ao essencial. Um agradecimento particular e especial à minha família e a Igreja”.

Com informações Vatican News

The post Ilha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sexta-feira da 1ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor descerá com...

São Nicolau – bispo

De são Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos grande número de...

Nicarágua expulsa todas as religiosas do país

As organizações sem fins lucrativos das religiosas foram canceladas. Todas as suas propriedades serão...

50 chefes de Estado na reabertura da Notre-Dame: só faltará o Papa

Muitos questionam não tanto a presença de um presidente, mas a ausência do chefe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...