InícioNotícias da IgrejaIlha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano

Ilha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano

Published on

O Cardeal Pizzaballa definiu o evento como histórico. Dom Bruno se torna o primeiro bispo latino a residir na ilha de Chipre em 340 anos.

Foto: The Latin Patriarchate of Jerusalem

Foto: The Latin Patriarchate of Jerusalem

Redação (17/03/2024 09:39, Gaudium Press) Durante a Consagração Episcopal de Frei Bruno Varriano, no último sábado, 16 de março, no Centro Filoxenia de Nicósia, em Chipre, o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, descreveu o evento como “histórico”:

“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatos 340 anos. O que estamos vivendo hoje é, portanto, um momento que podemos chamar de histórico, para a nossa Igreja, para o Patriarcado Latino, mas também, eu diria, para todos. Um momento de celebração, um belo momento de Igreja, que espero que nos ajude a todos a fortalecer o nosso sentido de comunidade e unidade”.

OdiloO Cardeal Pizzaballa presidiu a celebração, acompanhado pelo Cardeal Fortunato Frezza, pelo arcebispo Maronita de Chipre, Dom Selim Jean, pelo Cardeal Américo Aguiar de Lisboa e pelo Cardeal Odillo Scherrer de São Paulo.

Diversas autoridades eclesiásticas da Igreja Latina e Oriental de todo o mundo participaram da celebração, bem como Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, e muitos frades da Custódia franciscana estavam presentes. Autoridades políticas da Ilha também marcaram presença.

Esta nova presença católica e cristã latina reflete uma transformação na imagem da ilha de Chipre, e, por isso, requer uma presença eclesial mais robusta.

O Cardeal Pizzaballa mencionou os desafios pastorais enfrentados em Chipre e enfatizou a necessidade de uma presença eclesial consistente, juntamente com um serviço pastoral corajoso destinado aos fiéis dispersos por toda a ilha, muitas vezes em situações sociais delicadas.

O cardeal também frisou que a Igreja Católica em Chipre “deve também enfrentar as feridas profundas criadas por conflitos políticos que parecem não ter saída, pela chegada de novos fiéis de todo o mundo, por dificuldades sociais de todos os tipos”.

Desse modo, o Padre Bruno deverá servir a igreja sem nada grandioso ou deslumbrante, sem nenhuma expressão de poder, afirmou Dom Pizzaballa, acrescentando que ele deve “confiar tudo a Deus, na oração, na humildade do serviço, sabendo pedir ajuda, formando colaboradores neste ministério, especialmente sacerdotes”.

O cerimonial para a ordenação episcopal contou com a participação de Fr. Francesco Patton, que, na condição de Custódio da Terra Santa, apresentou a Bula Papal, enfatizando o cuidado pastoral e a benevolência do Papa Francisco para com a Igreja de Chipre ao nomear o Padre Bruno como bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para Chipre.

A presença dos franciscanos em Chipre remonta aos primórdios da sua atuação na Terra Santa. Na virada do século XIII, quando foram temporariamente expulsos dos locais sagrados, refugiaram-se em Chipre, onde encontraram acolhida. Ao longo dos séculos, a ilha representou um local precioso para os frades, mesmo diante dos desafios enfrentados, como a conquista turca de Chipre. Após esse período conturbado, os frades retornaram, e desde o século XVII, a sua presença e influência têm crescido significativamente na ilha.

Dom Bruno Varriano nasceu em São Paulo, em 1971. Ingressou na Custódia da Terra Santa em 1996 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte. Entre as muitas especializações, Frei Bruno obteve a licenciatura em Teologia Espiritual e o doutorado em psicologia clínica.

Exerceu vários cargos na Custódia da Terra Santa, incluindo Guardião do Convento de Nazaré e da Basílica da Natividade.

No final da celebração, Dom Bruno Varriano, agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a celebração: “Obrigado a todos pelo incentivo. Lembro-me da minha missão em Nazaré, onde vivi durante 9 anos: foi na proximidade de Maria de Nazaré e de São José que pude amadurecer o meu “sim” a esta nova missão. Gostaria de agradecer ao Patriarcado e a todos os sacerdotes e seminaristas pela proximidade e carinho: obrigado a todos os frades da Custódia da Terra Santa. Obrigado ao Padre Custódio que me acompanhou neste momento e me trouxe de volta ao essencial. Um agradecimento particular e especial à minha família e a Igreja”.

Com informações Vatican News

The post Ilha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...