InícioNotícias da IgrejaIncomodado com comércio na igreja, pastor assembleiano se converte ao catolicismo e...

Incomodado com comércio na igreja, pastor assembleiano se converte ao catolicismo e leva fiéis

Published on

Um pastor pentecostal ligado à Assembleia de Deus expressou seu descontentamento com a comercialização da fé e decidiu abandonar seu ministério e trocou de tradição cristã, filiando-se a uma igreja católica que segue o rito bizantino.

O caso do pastor Joshua Mangels, que liderava uma congregação da Assembleia de Deus na cidade de Tucson, estado do Arizona (EUA), chamou atenção ao redor do mundo por marcar o trajeto inverso que a maioria dos cristãos fazem desde a Reforma Protestante.

O anúncio de Joshua sobre sua decisão foi feito em dezembro de 2016. Na ocasião, quando comunicou a congregação, disse que os membros que desejassem poderiam acompanha-lo, e surpreendentemente, diversos fiéis fizeram a mesma escolha.

Joshua destacou que sentia prazer em seu ministério, mas nos últimos anos sentia-se “frustrado com os ventos de doutrina, as modas e pressões da comercialização da igreja”, e que por isso, adotaria uma tradição cristã menos vulnerável à contemporâneidade.

O ponto de ruptura foi a frustração sentida logo após participar de uma conferência de pastores, onde ouviu coisas que o deixaram em conflito. Desde então, passou a ouvir as homilias de um padre que tinha sido indicado por um amigo, e o conteúdo “era como um gole de água fresca”, afirmou. “Escutei durante horas”, explicou o pastor ao NC Register.

Daí em diante, o ex-assembleiano foi pesquisar sobre a história da Igreja Católica e descobriu muitas informações que desconhecia: “Quando li os pais da Igreja, os sacramentos começaram a ter significado e comecei a ver como a Eucaristia era central para a Igreja primitiva. Se a Eucaristia foi ordenada por Cristo, quero receber isso do Senhor”, relatou.

Rito Bizantino

A Igreja Católica Bizantina Grega é uma denominação autônoma oriental, surgida a partir de uma cisão da Igreja Ortodoxa Grega. Ela está em comunhão com a Igreja Católica de Roma, o que significa que, mesmo mantendo suas tradições e liturgia, reconhece o papa como pontífice. A união formal entre as duas denominações aconteceu em 1829, mas os católicos bizantinos continuam realizando as missas em grego.

Últimas Notícias

Sexta-feira da 1ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor descerá com...

São Nicolau – bispo

De são Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos grande número de...

Nicarágua expulsa todas as religiosas do país

As organizações sem fins lucrativos das religiosas foram canceladas. Todas as suas propriedades serão...

50 chefes de Estado na reabertura da Notre-Dame: só faltará o Papa

Muitos questionam não tanto a presença de um presidente, mas a ausência do chefe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...