InícioNotícias da IgrejaInvasão Russa: Igreja Católica na Ucrânia ameaçada de extermínio

Invasão Russa: Igreja Católica na Ucrânia ameaçada de extermínio

Published on

Com os mísseis russos alvejando locais religiosos e as forças de ocupação impedindo o funcionamento de algumas igrejas, os líderes religiosos da Ucrânia levantam sua voz.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (01/11/2023 12:07, Gaudium Press) O Instituto de Paz dos Estados Unidos organizou um debate, intitulado “Fé sob fogo na guerra da Rússia contra a Ucrânia”, com uma delegação do Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas. Os bispos católicos ucranianos viajaram aos Estados Unidos para lançar luz sobre a dura realidade enfrentada pelos fiéis na Ucrânia, aumentar a conscientização e enfatizar a importância da liberdade religiosa e da preservação do patrimônio religioso.

A Igreja Católica na Ucrânia está à beira de uma possível extinção, prognosticaram os bispos católicos, que preveem um destino sombrio como no tempo da antiga União Soviética, se a Rússia sair vitoriosa desta guerra. Afirmam que, apesar da maioria – mais de 62% da população – fazer parte da Igreja Ortodoxa, os cinco milhões de católicos (13%) do país poderão ser forçados a viver na clandestinidade mais uma vez.

Com efeito, a Rússia não tem uma única paróquia católica ucraniana legalmente registrada. Esse fato expõe a falta de liberdade religiosa sob o regime russo e a possibilidade da Igreja Católica se extinguir, se a repressão continuar.

Ademais, há os ataques incessantes a locais religiosos na Ucrânia pelas forças russas. Centenas de edifícios religiosos, instituições teológicas e locais sagrados foram danificados, destruídos ou saqueados pelos militares russos. Essa destruição sistemática do patrimônio religioso é vista como uma tentativa deliberada de apagar a identidade espiritual da Ucrânia. Desde o início da guerra, aproximadamente 450 locais de culto foram destruídos por bombardeios.

Em uma entrevista à CNA, o bispo Dom Vitaliy Kryvytskyi, de Kiev-Zhytomyr, ressaltou que o governo russo impôs controle sobre as organizações religiosas em seus territórios e que um destino ainda pior pode ser esperado para a Igreja Católica na Ucrânia, se a Rússia vencer a guerra.

“Quando perguntamos aos sacerdotes da Bielorrússia e da Rússia por que eles não se posicionam contra esta guerra”, explicou Dom Kryvytskyi, “eles dizem: ‘Vocês não nos entendem porque já se esqueceram de como é viver na União Soviética’”.

The post Invasão Russa: Igreja Católica na Ucrânia ameaçada de extermínio appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Tomás Morus e São João Fisher

No dia 22 de junho a Igreja celebra a memória de São João Fisher,...

Sábado da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

Cardeal Sarah: O ateísmo prático deve ser combatido, mesmo dentro da Igreja

“Há um ateísmo prático que tomou conta dos EUA e ameaça o bem comum....

Bebê recém-nascida abandonada em uma Catedral na Guatemala

Em meio à consternação e indignação, usuários das redes sociais comentam que pelo menos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...