InícioNotícias da IgrejaIraque: Igreja restaurada após ataque jihadista há 10 anos

Iraque: Igreja restaurada após ataque jihadista há 10 anos

Published on

A Igreja Dominicana de Nossa Senhora da Hora em Mossul, Iraque, foi completamente restaurada.

Foto: Pe. Olivier Poquillon, OP

Foto: Pe. Olivier Poquillon, OP

Redação (12/01/2024 09:33, Gaudium Press) Em suas redes sociais, o Pe. Olivier Poquillon, diretor da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, compartilhou algumas imagens da igreja dominicana de Nossa Senhora da Hora, localizada em Mossul, no Iraque, reconstruída com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

No dia primeiro de janeiro, por ocasião da Solenidade de Maria Mãe de Deus, os dominicanos celebraram nesta igreja – pela primeira vez desde a sua destruição – uma missa pela paz. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Gerard Francisco Timoner, Superior Geral da Ordem Dominicana.

A Igreja de Nossa Senhora da Hora, cujo nome oficial em árabe é al-Saa’a, foi estabelecida em 1873 como o centro da presença dominicana no Iraque.

Além de seu papel religioso, foi um notável centro cultural e educacional, abrigando a primeira escola para meninas e a primeira gráfica do país.

A igreja está localizada na cidade velha de Mossul, um bairro histórico caracterizado por fortes relações entre diversas culturas e que foi alvo de invasão e ocupação pela organização terrorista Estado Islâmico no verão de 2014. A igreja e grande parte do centro histórico de Mossul sofreram danos significativos durante os confrontos entre os jihadistas e o exército iraquiano.

Os jihadistas utilizaram a igreja como depósito de armas e local de tortura, além de terem saqueado artefatos arqueológicos, incluindo um icônico relógio oferecido pela esposa de Napoleão III aos padres dominicanos da cidade.

Em abril de 2020, a UNESCO empreendeu os trabalhos de restauração na igreja e na Cidade Velha de Mossul, que contou com a participação dos dominicanos.

Com informações Aciprensa

The post Iraque: Igreja restaurada após ataque jihadista há 10 anos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...