InícioNotícias da IgrejaJon Fosse: escritor e dramaturgo católico convertido recebe Nobel de Literatura 2023

Jon Fosse: escritor e dramaturgo católico convertido recebe Nobel de Literatura 2023

Published on

“Em meados da década de 1980, fui à missa em uma igreja católica em Bjørgvin, e gostei, a ponto de até começar a frequentar um curso para me tornar católico”.

Writer Jon Fosse

Redação (06/10/2023 09:41, Gaudium Press) O Prêmio Nobel de Literatura 2023 foi concedido, nesta última quinta-feira, ao romancista, ensaísta e dramaturgo norueguês Jon Fosse. A Academia Sueca explica sua escolha por sua “escrita muito organizada em um estilo agora conhecido como ‘minimalismo Fosse’.

Jon Fosse escreve em Nynorsk, conhecido como “neo-norueguês”, que é uma língua minoritária na Noruega, o que torna seus textos difíceis de serem compreendidos. É uma escrita de silêncio. “Sua obra é existencial, imbuída de espiritualidade”, explica Noa Liev, autora de Memória e Voz dos Mortos no Teatro, de Jon Fosse.

Jon Fosse nasceu há 64 anos no sudoeste da Noruega. Inicialmente criado no dogma pietista – um movimento protestante e místico – ele se desligou da religião, alegando ser marxista e ateu.

“Na minha adolescência, eu era uma espécie de marxista estúpido e ateu – naquela época, era uma coisa normal para os jovens aspirantes a intelectuais. Mas, no processo de escrita, havia algo que eu não conseguia entender direito, algum mistério: de onde vem? Não vem daqui [aponta para o coração]. Não, é de fora”.

Tudo mudou quando ele completou 20 anos. “Comecei a me envolver com religião aos vinte e poucos anos, e entrei para a Igreja luterana norueguesa”, afirmou Fosse em uma entrevista.

No entanto, ele mencionou que teve um grave acidente do qual milagrosamente sobreviveu. “Até hoje, estou convencido de que o resgate milagroso de Jon, de sete anos, não pode ser explicado apenas pela medicina” — frisou o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. “Essa experiência de quase morte me moldou como escritor. […] Essa experiência abriu meus olhos para a dimensão espiritual da vida, mas, sendo marxista, tentei negá-la o máximo que pude”.

O escritor que teve maior influência sobre ele foi Meister Eckhart, um pregador dominicano, teólogo e místico do século XIII. Através dele, de certa forma, Jon começou a acreditar em Deus como pessoa. “Eu me considero um crente em Deus, como presença lá e aqui ao mesmo tempo. Graças a ele, decidi me converter ao catolicismo. Eu não faria isso se não fosse por Meister Eckhart e seu jeito de ser católico e místico”, confessou.

Ele explica que a comunidade luterana tinha uma abordagem extremamente racional de tudo e faltava espiritualidade. “Em meados da década de 1980, fui à missa em uma igreja católica em Bjørgvin, e gostei tanto a ponto de até começar a frequentar um curso para me tornar católico”.

Em 2012, aos sessenta anos, Fosse acabou se convertendo ao catolicismo. Foi uma grande mudança em sua vida, pois ele sofria de alcoolismo, e neste ano ele também resolveu abandonar definitivamente a bebida. “Foi uma transformação. Tomei as rédeas e mudei o rumo do navio”.

Fernando Bonete, professor e diretor de Humanidades da Universidade CEU San Pablo (Madrid) e crítico literário do jornal digital El Debate, afirmou:

“Sua obra é o testemunho atual mais importante da presença de Deus na literatura; ele é o grande escritor católico de nossos dias. Reúne, ademais, todos os grandes temas que fazem da literatura um tesouro para o coração: a fé, o amor, a morte, a inocência e a culpa, o destino, a busca, a liberdade”.

The post Jon Fosse: escritor e dramaturgo católico convertido recebe Nobel de Literatura 2023 appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...