InícioNotícias da IgrejaJovens suíços participam de viagem de descoberta da Guarda Suíça, no Vaticano

Jovens suíços participam de viagem de descoberta da Guarda Suíça, no Vaticano

Published on

Vinte e um jovens suíços participaram de uma viagem de descoberta organizada pela Guarda Suíça, com o objetivo de proporcionar-lhes uma experiência mais próxima da vida cotidiana e das responsabilidades dessa instituição dedicada à proteção do Sumo Pontífice

Guarda Suica recebe 17 novos recrutas no Vaticano 1

Redação (06/10/2023 13:00, Gaudium Press) Todos os anos, um grupo de jovens suíços com idades entre 16 e 19 anos têm a oportunidade de participar de uma viagem a Roma que visa proporcionar-lhes um melhor entendimento da Guarda Suíça Pontifícia e inspirá-los a ingressarem no serviço do Papa. Em 2023, 21 jovens participaram da viagem que aconteceu entre os dias 1º e 5 de outubro.

A primeira vez que a viagem de descoberta aconteceu foi em 2003 e tem se tornado o meio mais eficaz para atrair os recrutas, pois cerca de metade dos jovens que participam da viagem querem alistar-se posteriormente por no mínimo dois anos.

Durante os cinco dias da viagem, os jovens visitam vários locais históricos de Roma e do Vaticano. Contudo, a viagem de descoberta da Cidade Eterna não é simplesmente uma excursão turística. Ao longo dos dias, os jovens são convidados a uma verdadeira imersão na história, na arte e na fé católica.

Eles têm a possibilidade de vivenciar o cotidiano dos guardas, compreender suas missões e conhecer as motivações que os impulsionam a servir o Santo Padre neste corpo militar. Os jovens aprendem sobre a vida na caserna e se familiarizam com os requisitos, as atividades e responsabilidades de um Guarda Suíço.

Guarda Suica inicia formacao de novos recrutas 2

A programação da viagem

O programa da viagem começa com a partida da Suíça e a chegada a Roma, onde os jovens visitam alguns locais históricos da cidade. O dia termina com uma Missa celebrada na caserna da Guarda Suíça.

No segundo dia, os jovens conhecem o bairro onde se localiza a caserna da Guarda Suíça e recebem várias informações pertinentes sobre a instituição. Depois, eles visitam a Basílica de São Pedro.

O terceiro dia é exclusivamente dedicado à visita do Vaticano. Os jovens que veem a Roma são guiados pelos guardas suíços em função  que lhes explicam sobre o funcionamento do serviço cotidiano junto ao Santo Padre.

No quarto dia, o grupo participa da audiência geral do Papa na Praça de São Pedro e no período da tarde, eles podem visitar outros monumentos históricos de Roma. No dia seguinte, o grupo de jovens retorna para a Suíça.

Juramento de novos recrutas da Guarda Suica ocorrera no dia 4 de outubro 4

Requisitos e responsabilidades de um guarda suíço

As condições para participar desta viagem de descoberta são quatro: os participantes devem ser do sexo masculino, interessados em servir na Guarda Suíça Pontifícia, ser cidadãos suíços com idades entre 16 e 19 anos e confessarem a fé católica.

Embora seja frequentemente associada a funções de cerimonial e de protocolo, a Guarda Suíça desempenha, antes de tudo, um papel fundamental no serviço de segurança do Sumo Pontífice.

Ao longo dos anos, as demandas de segurança no Vaticano aumentaram, pedindo uma evolução no treinamento, nos equipamentos e nas táticas de intervenção dispensadas aos guardas em serviço.

Em 2018, o Papa Francisco aumentou o contingente de guardas de 110 para 135, medida que resultou na construção de um novo edifício para abrigar as instalações da instituição. (FM)

The post Jovens suíços participam de viagem de descoberta da Guarda Suíça, no Vaticano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa Francisco faz duas nomeações para o Dicastério para a Comunicação

Foram nomeados um novo vice-diretor da Direção para Assuntos Gerais e um novo vice-diretor...

50 mil jovens participarão da 13ª Peregrinação Internacional de Acólitos em Roma

Destacam-se na programação a oração vespertina com o Papa Francisco e o encontro internacional...

Jesuítas abrem noviciado em Bangladesh

Ao permitir que os noviços preservem a sua formação inicial na cultura e nas...

O Papa às crianças da Colônia de Férias no Vaticano: “Façam a paz, é a coisa mais linda”

     O Papa Francisco visita a Colônia de Férias no Vaticano (Vatican Media) Francisco,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...