16.6 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

“Juntos por Cabo Delgado”: cresce Campanha solidária da Diocese de Pemba

A Campanha “Juntos por Cabo Delgado” é uma iniciativa solidária com o objetivo de fortalecer ações humanitárias na resposta a uma crise que cresce e foge de controle.

A Campanha “Juntos por Cabo Delgado” é uma iniciativa humanitária e solidária com o objetivo de fortalecer ações humanitárias na resposta a uma crise que cresce e foge de controle.

Maputo (19/09/2020,   Gaudium Press)  “Juntos por Cabo Delgado”, é como se denomina a campanha de solidariedade internacional lançada em julho pela Diocese de Pemba, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Cabo Delgado: uma província vítima de ataques jihadistas muçulmanos e de retaliações

Cabo Delgado tem sido uma província continuamente devastada pela violência dos jihadistas e por retaliações por parte das forças militares e de segurança.

Recentemente o Bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, declarou que a campanha de solidariedade para com Cabo Delgado tem crescido e “está aumentando porque cada vez mais pessoas estão tomando conhecimento do que está acontecendo”.

Dom Lisboa explicou à Agencia Fides que também “A solidariedade de indivíduos e grupos está crescendo. Muitas pessoas se organizaram em grupos para ajudar as vítimas da crise que se desenvolve em Cabo Delgado ”.

“Juntos por Cabo Delgado” grupos de apoio organizam-se pelo país

Segundo o Bispo de Pemba, através da campanha “Juntos por Cabo Delgado”, vários grupos têm se solidarizado com ela e oferecem ajuda. Entre estes apoiadores solidários, Dom Lisboa destaca “um grupo de senhoras de Maputo, um grupo de jovens a nível nacional, um grupo de empresários”.

A Campanha “Juntos por Cabo Delgado” é uma iniciativa humanitária e solidária com o objetivo de fortalecer ações humanitárias na resposta a uma crise que cresce e foge de controle.

Apelo da Diocese de Pemba por 250 mil famílias desabrigadas

Recentemente, a Diocese de Pemba lançou um apelo para a realização de uma coleta de alimentos, roupas, esteiras e cobertores para ajudar milhares de pessoas desabrigadas.

Os ataques dos rebeldes já deslocaram mais de 250.000 famílias, que procuram refúgio em outros distritos da província de Cabo Delgado e nas províncias vizinhas de Nampula e Niassa.

Dom Lisboa destacou que a maior parte das famílias desabrigadas concentra-se em Pemba, a capital da província. Esses desabrigados têm sido acolhidos em casas de familiares e conhecidos. No entanto, diz o Bispo, não há capacidade de gerenciar e atender às necessidades de todos.

 A Campanha “Juntos por Cabo Delgado” é uma iniciativa humanitária e solidária com o objetivo de fortalecer ações humanitárias na resposta a uma crise que cresce e foge de controle.

Dom Lisboa informa objetivos e justifica campanha “Juntos por Cabo Delgado”    

Ao apresentar e justificar a campanha “Juntos por Cabo Delgado”, Dom Lisboa disse que essa iniciativa humanitária e solidária tem como objetivo fortalecer a ação das autoridades e de outras organizações humanitárias na resposta a esta crise humanitária que cresce e foge de controle:

“Não só os deslocados se encontram numa situação muito difícil, mas também os distritos que os acolhem, as famílias de acolhimento, as autoridades, enfim, toda a província de Cabo Delgado foi afetada. E porque não dizer que todo o país, Moçambique, foi afetado”.

“Foi por isso, justifica o Bispo, que pensamos que seria bom lançar uma campanha no nosso país, na diocese de Pemba, para sensibilizar os moçambicanos para a situação em Cabo Delgado”.  (JSG)

The post “Juntos por Cabo Delgado”: cresce Campanha solidária da Diocese de Pemba appeared first on Gaudium Press.

Artigo anteriorSão Januário
Próximo artigoQuer ser feliz? Fuja da inveja
- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias