InícioNotícias da IgrejaLátego, pranto ou sorriso?

Látego, pranto ou sorriso?

Published on

Quando a Igreja aparece sacudida e quase submersa pela mais feroz tempestade, ela ressurge mais bela, mais vigorosa e mais pura, refulgindo no esplendor das maiores virtudes.  

Redação (25/02/2022 11:28, Gaudium Press) O título de “Bom Pastor” foi dos poucos atribuídos a Si pelo próprio Jesus (cf. Jo 10, 11). De fato, Ele passou o seu percurso terreno “fazendo o bem” (At 10, 38), até imolar-Se por suas ovelhas.

Mas se Nosso Senhor era tão amável, manso e humilde, por que empregou o látego para expulsar vendilhões do Templo? Por que vituperou tantas vezes contra fariseus, sacerdotes e anciãos? Enfim, por que censurou a Pedro, chamando-o duramente de “Satanás”?

Simples: porque a Bondade encarnada era também a própria Verdade (cf. Jo 14, 6). Portanto, doa a quem doer, para o triunfo do bem e da verdade, o Redentor não poupou o látego, seja ele feito de cordas ou de palavras…

Por vezes, porém, diante da iniquidade, Cristo preferiu Se calar, como na impostura de Pilatos. Em situações extremas, limitou-Se a verter lágrimas ao contemplar Jerusalém que O recusava, ou no Getsêmani ao lamentar-Se pela infidelidade de seus discípulos.

Quando o mal se alastra…

Nas revelações de Nossa Senhora do Bom Sucesso a Madre Mariana de Jesus Torres, em Quito (Equador),  Ela prenunciava um tempo em que o “mar imundo” de impureza se alastraria pelas ruas, a inocência infantil praticamente desapareceria e os sacerdotes perderiam a “bússola divina”; contudo, uma pequena grei conservaria a fé.

Esse aparente diagnóstico de nossos dias convida-nos a indagar: como seria hoje a reação de Jesus? Usaria Ele do látego ou do pranto? Ou dos dois?

Os Santos são como raios que emanam do Sol da Justiça; recorramos a eles para nos iluminar.

Santa Catarina de Siena, que impetrou a Deus o dom das lágrimas, ainda que feitas de fogo, não hesitou, a rogos do próprio Jesus, em admoestar o Papa Urbano VI com o látego da palavra – “sede inteiramente viril!” – para empreender a reforma eclesiástica.

Padre Pio, certa vez, ao observar a iniquidade de alguns sacerdotes e sua negligência para com a Carne de Cristo, também chorou e imprecou: “açougueiros!”

Por fim, Nossa Senhora em La Salette, aparecendo em prantos, manifestou severamente a sua inconformidade com o clero infiel, chamando-o de “cloaca”.

A Igreja brilhará

Neste mês da Cátedra de Pedro, Jesus bem poderia perguntar a cada fiel, mas sobretudo aos pastores: “Amas-Me?” Oxalá a resposta seja afirmativa, mas antes de tudo sincera.

Pedro naufragou justamente porque confiou em suas próprias forças para atravessar sobre as águas! E ai dos pastores que se apascentam a si mesmos! (cf. Ez 34, 2). Pior ainda, ai daquele que, como “novo Judas”, entrega o templo de Deus ao diabo, vendendo as ovelhas e protegendo os lobos, como predisse o Beato Francisco Palau.

Nestes tempos, pois, em que o joio parece empestear completamente o trigo, é preciso confiar como Maria na ressurreição. É esse o verdadeiro “bom sucesso”: a vitória do bem contra todas as aparências.

Os Evangelistas retratam Jesus com látego em riste, com lágrimas na face e até misturando saliva com barro para curar, mas jamais O apresentam sorrindo. Por quê?

Porque Ele reservou o seu sorriso para o fim, quando, já acorrentado o mal para sempre, a Igreja brilhará em toda a glória que merece: toda bela, vigorosa e pura.

Texto extraído, com pequenas adaptações, do editorial da Revista Arautos do Evangelho n.230, fevereiro 2021.

 

 

 

 

The post Látego, pranto ou sorriso? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Marcos Evangelista e Mártir

São Marcos, cuja festa a Igreja celebra no dia 25 de abril, foi discípulo...

Papa Francisco se reúne com o vice-presidente de Gana

Após seu encontro com o Pontífice, o representante africano se reuniu com o Secretário...

Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Após examinar as virtudes cardeais, Francisco passou a considerar as virtudes teologais. Redação (24/04/2024 14:03,...

Quem eram os zuavos pontifícios?

O píncaro do heroísmo consiste em estar disposto a suportar a vergonha e a...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...