InícioNotícias da IgrejaLeiloada uma pintura de Fra Angelico

Leiloada uma pintura de Fra Angelico

Published on

A Crucifixão de Fra Angelico foi vendida pela casa de leilões Christie’s por mais de 5 milhões de libras esterlinas.

Foto: Christie’s

Foto: Christie’s

Redação (07/07/2023 09:36, Gaudium Press) A obra pioneira de Fra Angelico,  A Crucifixão, com a Virgem Maria, São João Batista e Santa Madalena aos pés da Cruz, foi vendida ontem, 6 de julho, pela casa de leilões Christie’s, em Londres, por mais de £ 5 milhões (cerca de R$ 31 milhões) – um novo recorde de leilão deste pintor – a um comprador desconhecido.

As obras de Fra Angelico em leilão são raras – apenas duas foram registradas neste século – já que suas pinturas ainda estão, em sua maioria, presas às paredes. De fato, muitas se encontram no convento de São Marcos, em Florença.

Este painel foi descoberto e publicado por Francis Russell, vice-presidente da Christie’s no Reino Unido, na Burlington Magazine, em maio de 1996. A descoberta despertou interesse generalizado entre os estudiosos. O trabalho já havia sido atribuído a Lorenzo Monaco, em cuja oficina Fra Angelico teria sido aprendiz. Acredita-se que o painel tenha sido adquirido por William Bingham Baring, 2º Lorde Ashburton, no século 18.

Fra Angelico, explica Christie’s, “foi um dos primeiros pintores a aprender as lições da escultura contemporânea e esta obra apresenta sua significativa evolução em perspectiva pintada: retratando a cruz em linha reta, em perspectiva correta, lógica, sem a falsa adição de mostrar a profundidade da parte direita da cruz, que era padrão na época. A obra transmite uma expressão emocional e uma intensidade que é amplificada pela condição original exemplar das figuras que, não tendo sido limpas nos últimos tempos, proporcionam ao espectador do século 21 uma oportunidade extraordinária de experimentar o maravilhoso senso de cor do artista”.

Ao fazer seus votos como frade dominicano na pequena cidade de Fiesole, nos arredores de Florença, Guido di Piero adotou o nome de Fra Giovanni da Fiesole. Como pintor, o frade era inigualável. Giorgio Vasari descreveu-o como tendo “um talento raro e perfeito”, e de grande impacto na pintura florentina renascentista e na História da Arte. Sua piedade e modéstia lhe renderam o nome póstumo de “Fra Angelico” ou “Beato Angélico” e, em 1982, o Papa João Paulo II o beatificou, reconhecendo formalmente a dedicação do pintor a Deus durante sua vida.

The post Leiloada uma pintura de Fra Angelico appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Segunda-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

A Santíssima Trindade quer viver em nós

Vencedor do pecado e da morte, Jesus envia seus discípulos na conquista das almas...

A Santíssima Trindade: Um mistério revelado pelo Homem-Deus

Deus manifesta seu inesgotável amor pelos homens abrindo-lhes as portas do convívio trinitário por...

São Gregório VII: O Papa que venceu o mundo

25 de maio, dia em que a Igreja celebra a memória de São Gregório...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...