20.2 C
São Paulo
quinta-feira, junho 24, 2021

Macau emite selos em honra a Nossa Senhora de Fátima

A Igreja Católica elogiou a decisão do governo local, ressaltando que este é “um reconhecimento do importante papel da Igreja no enriquecimento da sociedade e da cultura” nesta região autônoma da China continental.

China – Macau (11/05/2021 09:23, Gaudium Press) A Direção de Serviços Postais e de Telecomunicações do Governo de Macau, China, emitiu duas cartelas de selos inspirados em Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa ocorre na semana em que se celebra a festa desta aparição portuguesa.

Selos são um reconhecimento do papel da Igreja em Macau

As estampas dos selos apresentam pinturas representando as tradicionais procissões realizadas em Macau por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Fátima. Em um dos selos é possível ver a imagem de Fátima ao lado dos três pastorinhos. Outro selo mostra mulheres vestidas de branco, usando véu e portando velas em atitude de oração.

A Igreja Católica em Macau elogiou a decisão do governo local, ressaltando que este é “um reconhecimento do importante papel da Igreja no enriquecimento da sociedade e da cultura local”.

Procissão de Nossa Senhora de Fátima em Macau

A primeira vez em que se celebrou a festa de Nossa Senhora de Fátima em Macau foi no ano de 1929, graças ao esforço de dois sacerdotes jesuítas: António Roliz e António Maria Alves. Desde então, a imagem de Fátima percorre as ruas desta região autônoma da China continental.

No ano de 1930 se acrescentou a oração de uma novena, inicialmente rezada apenas em português, entretanto, após as reformas litúrgicas do Concílio Vaticano II, a prática passou a ser bilíngue (português e chinês) em 1978 e assim continua até os nossos dias.

Igreja Católica em Macau

Em 2019, a Procissão de Nossa Senhora de Fátima, símbolo da Diocese de Macau, foi reconhecida pelo governo e incluída na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial de Macau. Segundo o Pew Research Center, esta região autônoma da China continental conta com 30 mil católicos, que totalizam 7% da população de Macau.

Todos os anos, fiéis de diversas partes da China e do estrangeiro afluem a Macau para participar no evento. Por conta da Pandemia de Covid-19, em 2020, a procissão foi suspensa pela primeira vez em sua história. Este ano os organizadores esperam celebrá-la novamente, ainda que seja com um público reduzido. (EPC)

The post Macau emite selos em honra a Nossa Senhora de Fátima appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias