12.5 C
São Paulo
quarta-feira, setembro 22, 2021

Maioria dos americanos dizem não pertencer a nenhuma religião

Pesquisa Gallup indica que, pela primeira vez, maioria dos americanos não só não vão a igreja, mas afirmam não ser afiliados a qualquer religião.

Pesquisa Gallup indica que, pela primeira vez, maioria dos americanos não só não vão a igreja, mas afirmam não ser afiliado a qualquer religião.

Redação (10/05/2021, 13:58,  Gaudium Press) Desde que o Instituto Gallup, em 1937, começou a perguntar em seu questionário sobre a afiliação religiosa de seus entrevistados, pela primeira vez, em seu último relatório semestral, menos da metade dos pesquisados afirma ser membro de uma igreja.
Em 1937, 73% declararam pertencer a alguma igreja.

Pela primeira vez, os americanos que afirmam não pertencer a uma igreja tornaram-se maioria

O declínio começou na década de 1990 e se acelerou fortemente com a chegada do novo milênio:

Em 2010, apenas 61% dos entrevistados declaravam ser membro de uma igreja. Em 2020, a porcentagem caiu para 47%.

Em outras palavras, pela primeira vez, os americanos que afirmam não pertencer a uma igreja tornaram-se uma maioria. O resultado da pesquisa informa que não é só que os americanos vão cada vez menos aos templos.

Os ateus, agnósticos ou sem qualquer afiliação religiosa formam o segundo grupo religioso nos EUA

Estes dados agora fornecidos estão intimamente ligados ao aumento da porcentagem de pessoas que se declaram “ateus, agnósticos ou sem qualquer afiliação religiosa” (aqueles conhecidos em como nones).

A categoria de ateus, agnósticos ou sem qualquer afiliação religiosa tiveram seu número aumentado de um modo impressionante: em 20 anos, a porcentagem deles passou de 8% para 21%.

Com estes números alarmantes, esta categoria chega agora a ser o segundo grupo o segundo grupo religioso atualmente nos Estados Unidos, atrás somente dos cristãos.

A pesquisa do Gallup mostra também que os que afirmam não ser membro de uma igreja e de 31% no caso da denominada geração Y (25-40 anos) e sobe para 33% na entre os pertencentes à faixa etária chamada de geração Z. (JSG)

 

(Com informações e foto Vanguardia / InfoCatólica)

The post Maioria dos americanos dizem não pertencer a nenhuma religião appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias