InícioNotícias da IgrejaMéxico: Bispo excomunga ladrões que profanaram a Eucaristia

México: Bispo excomunga ladrões que profanaram a Eucaristia

Published on

Os ladrões roubaram vários objetos de uma igreja católica em Ciudad Frontera, México, e jogaram no chão e pisaram na Eucaristia.

Mexico excomunhao

Redação (09/07/2023 17:32, Gaudium Press) Dom Hilario González García, bispo de Saltillo, no México, expressou sua “tristeza e indignação” e excomungou os ladrões que roubaram vários objetos de uma igreja católica em Ciudad Frontera, no estado de Coahuila, México, e jogaram no chão e pisaram na Eucaristia.

Em um comunicado divulgado no dia 7 de julho, o bispo afirmou:

“Mais uma vez, com tristeza e indignação, informo que hoje, de madrugada, entraram à força na Igreja de Nossa Senhora das Dores […] em Frontera, Coahuila, Capela da Paróquia do Verbo Encarnado. Na referida Capela roubaram a oferta econômica que estava em um cofre e uma parte do equipamento de som, mas o mais grave, e ao mesmo tempo doloroso, é que foi cometido um ato sacrílego, pois a Sagrada Eucaristia foi retirada indevidamente do Tabernáculo, sendo jogada no chão e pisoteada.

“Como Bispo Diocesano, declaro, de acordo com o cânon 1211 do Código de Direito Canônico, que este fato é uma injúria ao Lugar Sagrado [o Templo] e um Sacrilégio contra as Sagradas Espécies Eucarísticas. Portanto, quem o perpetrou, se for católico, cometeu um delito contra os Sacramentos e se fez merecedor, segundo a lei (cânon 1382 §I – CIC 2021 / cânon 1367 – CIC 1983), da Excomunhão Latae Sententiae. Conforme apropriado, comunicá-lo-ei ao Dicastério para a Doutrina da Fé.

“O cânon 1211 afirma que, nos lugares sagrados violados com ações gravemente injuriosas neles praticadas, não seja lícito exercer-se neles o culto, enquanto a injúria não for reparada por meio de um rito penitencial segundo as normas dos livros litúrgicos. O ato de reparação deve ser presidido pelo Bispo Diocesano ou por um Delegado e, nesta ocasião, para esse ato, nomeei o Reverendo Dom Néstor Daniel Martínez Sánchez.

“Pela gravíssima falta cometida contra Nosso Senhor, convido todos os fiéis a se unirem em oração, realizando atos de reparação e fomentando o amor a Jesus Cristo na Eucaristia. Convido também os fiéis e, de modo particular, os párocos a cuidarem muito da segurança dos Lugares Santos”.

The post México: Bispo excomunga ladrões que profanaram a Eucaristia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...