InícioNotícias da IgrejaMissa em homenagem a Bento XVI é celebrada no Vaticano um ano...

Missa em homenagem a Bento XVI é celebrada no Vaticano um ano após sua morte

Published on

Por ocasião do primeiro aniversário do falecimento do Papa Bento XVI, seu secretário pessoa o Arcebispo Monsenhor Georg Gänswein, celebrou uma Missa na Basílica de São Pedro

Segundo fontes próximas ao arcebispo, Dom Georg Ganswein, foi internado em um hospital com "graves problemas renais". A fonte não ofereceu mais detalhes do que isso.

Redação (31/12/2023 15:00, Gaudium Press) Por ocasião do primeiro aniversário do falecimento do Papa Bento XVI, o Arcebispo Monsenhor Georg Gänswein, antigo secretário do Papa emérito, celebrou uma Missa em sua memória na Basílica de São Pedro. Esta foi a primeira celebração pública de Mons. Gänswein, no Vaticano, desde que foi enviado para a Alemanha pelo Papa Francisco.

A Missa foi celebrada no horário habitual da Missa dominical, às 8 horas da manhã, e foi concelebrada por diversos Bispos e sacerdotes, entre os quais o Cardeal Müller, antigo prefeito da Doutrina da Fé, Cardeal Kurt Koch, prefeito do dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e o padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Ratzinger e antigo porta-voz de Bento XVI. O Papa Francisco não esteve presente; no entanto, em 3 de novembro, ele presidiu uma Missa em sufrágio de Bento XVI e dos cardeais falecidos durante o ano.

Entre os fiéis estavam pessoas que acompanharam de perto Bento XVI, como, por exemplo, as Memores Domini, as leigas consagradas que acompanharam Bento XVI no Mosteiro Mater Ecclesiae, após a renúncia ao Pontificado.

A homilia de Mons. Gänswein foi várias vezes entrecortada pela emoção, certamente ao relembrar tantos momentos passados ao lado de Bento XVI. Aproveitando o evangelho do dia de São Lucas, na festa da Sagrada Família, o Arcebispo comentou a vida de oração e de fé de Bento XVI e relembrou um dos últimos discursos do Papa alemão ainda no pontificado:

“O Senhor chama-me a «subir ao monte», a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, aliás, se Deus me pede isto é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e com o mesmo amor com que procurei fazê-lo até agora”.

Mons. Georg também comentou a extrema humildade e simplicidade do Papa emérito que se traduzia em cordialidade ao tratar aqueles que o rodeavam. Ele concluiu a homilia prestando homenagem “ao simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”. Após a Santa Missa, os concelebrantes e as pessoas mais próximas de Bento XVI desceram até a cripta do Vaticano para rezar junto ao túmulo do falecido Pontífice. (FM)

The post Missa em homenagem a Bento XVI é celebrada no Vaticano um ano após sua morte appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...