20 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Missas ao ar-livre enquanto igrejas permanecem fechadas no Canadá

Diante das restrições estabelecidas pelo governo do Canadá, o Arcebispo de Montréal decidiu não abandonar os fiéis e celebrar a Missa diariamente ao ar-livre

Redação (04/01/2022 18:30, Gaudium Press) : A apenas uma semana do Natal, o governo canadense decretou que só os vacinados poderiam aceder às Missas.

Ainda assim, as igrejas deveriam abrigar apenas metade da capacidade total. No dia 30 de dezembro, entretanto, o governo canadense publicou novas diretrizes sanitárias proibindo as assembleias nos lugares de culto.

Face a este panorama, o Arcebispo de Montréal, Monsenhor Christian Lépine, viu que o estacionamento da catedral de Marie-Reine-du-Monde (Maria Rainha do Mundo) poderia oferecer uma solução…

O Arcebispo explicou toda a dificuldade causada pelo controle do acesso aos vacinados, a quantidade limite de pessoas, as reservas feitas pela internet para assistir às celebrações, entre outras.

Mons. Christian Lépine decidiu se adaptar às normas do governo e propôs fazer a celebração eucarística diariamente ao ar-livre. A opção de uma Missa ao ar-livre resolveria todos estes problemas.

Em um presbitério improvisado e abrigado sob uma tenda, o sacerdote celebra a Missa e os fiéis se posicionam ao longo do estacionamento da catedral.

Dessa forma “vacinados e não-vacinados podem vir juntos na Missa ao ar-livre para se encontrarem com o Senhor, no sacramento da Eucarístia”, disse Mons. Lépine.

Mons. Lépine explicou que a atual situação, da celebração da Missa no exterior da catedral, aproxima os fiéis da realidade vivida por Maria e José.

Obrigados a ir até Belém em razão de um decreto do governo, pensavam eles encontrar um lugar confortável para o nascimento de Menino-Deus, porém só encontram um estábulo desconfortável e praticamente ao ar-livre.

O Arcebispo ressaltou que é importante, apesar da pandemia, fazer um esforço e estar próximo dos fiéis. De fato, não são poucos os que se apresentam para participar das Missas.

Diante desta situação, o termômetro não é um detalhe sem importância… Em pleno inverno canadense as temperaturas permanecem facilmente negativas e com previsão do tempo em torno do -18º para os próximos dias. Mons. Lépine gracejou dizendo que foi bom ter conservado suas roupas de esqui e que elas lhe serão muito úteis nos próximos dias. (FM)

The post Missas ao ar-livre enquanto igrejas permanecem fechadas no Canadá appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias