InícioNotícias da IgrejaMorre Gustavo Gutiérrez, considerado fundador da teologia da libertação

Morre Gustavo Gutiérrez, considerado fundador da teologia da libertação

Published on

Faleceu o sacerdote Gustavo Gutiérrez, considerado “pai” da Teologia da Libertação, aos 96 anos de idade

Gustavo Gutierrez 1988

Padre Gustavo Gutiérrez. Foto de José Carlos Mariategui.

Redação (23/10/2024 13:00, Gaudium Press) O teólogo e sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez, considerado um dos “pais” da Teologia da Libertação, faleceu em Lima na última terça-feira, 22 de outubro de 2024, aos 96 anos de idade.

O anúncio do falecimento do religioso foi feito pela Ordem Dominicana de São João Batista do Peru, à qual Gustavo Gutiérrez pertencia. A notícia foi divulgada nas redes sociais, informando que “nosso querido irmão Gustavo Gutiérrez Merino foi para a Casa do Pai”.

Os dominicanos informaram também que missas serão celebradas pelo falecido religioso nos próximos dias e que uma homenagem será realizada na Basílica de Santo Domingo, na capital peruana. Seu corpo será velado na sede da comunidade dominicana em Lima a partir da noite de quarta-feira, 23 de outubro.

Nascido em Lima, em 1928, Gustavo Gutiérrez cresceu em uma família humilde, mas erudita. Ele seguiu inicialmente a carreira na medicina, porém, aos 24 anos, decidiu ser sacerdote.

Estudou filosofia e psicologia na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e teologia na Universidade Católica de Lyon, na França. Gutiérrez foi ordenado sacerdote em 1959 e retornou ao Peru, onde atuou como pároco em uma região desfavorecida de Lima.

Foi nesse período que Gutiérrez desenvolveu as bases da Teologia da Libertação. Seu livro Teologia da Libertação: Perspectivas, publicado em 1971, é considerado a obra fundadora do movimento, que teve grande repercussão nos anos 70 na América Latina.

Em 1974, Gutiérrez fundou o Instituto Bartolomeu de las Casas, em Lima. Além de seu trabalho pastoral e social, Gutiérrez também lecionou em diversas universidades, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Peru e instituições de ensino na América do Norte e na Europa.

Em 1993, Gustavo Gutiérrez recebeu na França a Legion d’honneur por seu “combate contra a exploração e a miséria”. Por ocasião do seu aniversário de 90 anos, o Papa Francisco enviou-lhe uma mensagem especial, felicitando-o por seu “serviço teológico” e por “seu amor preferencial pelos pobres e excluídos”. (FM)

The post Morre Gustavo Gutiérrez, considerado fundador da teologia da libertação appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 31ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Não me abandoneis, Senhor, meu Deus, nem fiqueis longe de...

São Leonardo de Noblac – eremita

É dos santos mais populares na Europa central. Diz de fato um estudioso que...

Eu não lhe daria tal pai…

1º de novembro, dia da Solenidade de Todos os Santos, por volta das 2h30...

Espanha: Tribunal Constitucional obriga confraria católica masculina a admitir uma mulher

O Tribunal Constitucional (TC) da Espanha decidiu que a não admissão de uma mulher...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...