InícioNotícias da IgrejaNão reduzam a cruz a um objeto de superstição, aconselha Papa, no...

Não reduzam a cruz a um objeto de superstição, aconselha Papa, no Angelus

Published on

Com a cruz, partilhamos com Cristo sua Paixão e a salvação do mundo. Ela não é apenas um objeto ornamental e não pode ser reduzida a um objeto de superstição.

Com a cruz, partilhamos com Cristo sua Paixão e a salvação do mundo. Ela não é apenas um objeto ornamental e não pode ser reduzida a um objeto de superstição.
Cidade do Vaticano (31/08/2020, 9:30, – Gaudium Press) O Papa Francisco convidou os cristãos na manhã de domingo (30/08) a superar o “escândalo” da cruz, não para torná-la um “objeto de superstição “, mas para que a cruz seja uma “participação com Cristo na salvação do mundo “.
O Papa falava desde a janela do Palácio Apostólico, quando costuma dirigir-se aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, antes de recitar a oração mariano do Ângelus.

Jesus considera “escândalo” fugir da cruz, o mesmo que afastar-se da vontade do Pai, da missão que lhe foi confiada para a nossa salvação

Francisco tratou do Evangelho do dia (Mateus 16,21-27) que descreve a passagem em que Nosso Senhor faz o anúncio de sua paixão aos discípulos e que ainda recorda “fé ainda imatura e demasiado ligada à mentalidade deste mundo” que eles tinham:
“Para Pedro e os outros discípulos, mas também para nós, –disse Francisco- a cruz é uma coisa incómoda, um “escândalo”, enquanto Jesus considera “escândalo” fugir da cruz, o que significaria afastar-se da vontade do Pai, da missão que lhe foi confiada para a nossa salvação”.

“Dez minutos antes”, explicou o Papa, Nosso Senhor “elogiou Pedro, prometeu-lhe que seria o fundamento, o fundamento da sua Igreja”. Dez minutos depois, lembrou o Pontífice, Jesus disse-lhe: Satanás.

Com a cruz, partilhamos com Cristo sua Paixão e a salvação do mundo. Ela não é apenas um objeto ornamental e não pode ser reduzida a um objeto de superstição.

No momento de fervor, olhamos Jesus e seguimos em frente; quando a cruz chega, fugimos

“Como entender isso? –pergunta o Papa que logo recordou: “Isso acontece com todos nós! Nos momentos de devoção, de fervor, de boa vontade de proximidade com os outros, olhemos para Jesus e sigamos em frente; mas no momento em que a cruz chega, nós fugimos. O diabo, Satanás – como Jesus disse a Pedro – nos tenta. É próprio do espírito maligno, é próprio do diabo afastar-se da cruz, da cruz de Jesus ”.

A vida dos cristãos é sempre uma luta, luta contra o espírito maligno, luta contra o mal

O convite que Jesus faz “a todos” a “carregar a cruz” não significa apenas “suportar com paciência as tribulações quotidianas, mas suportar com fé e responsabilidade aquela parte do cansaço e do sofrimento que advém da luta contra o mal”.
“A vida dos cristãos é sempre uma luta. A Bíblia diz que a vida dos cristãos é uma luta. Lute contra o espírito maligno, lute contra o mal ”, disse Francisco.

Com a cruz, partilhamos com Cristo sua Paixão e a salvação do mundo. Ela não é apenas um objeto ornamental e não pode ser reduzida a um objeto de superstição.

Cruz: sinal sagrado do Amor de Deus, do Sacrifício de Jesus que não deve ser reduzida a um objeto supersticioso ou a um mero colar

“Certifiquemos, –aconselhou o Papa–, que a cruz que está posta na parede de nossas casas, ou a pequena cruz que levamos no pescoço, é um sinal da nossa vontade de nos unir a Cristo no serviço amoroso aos nossos irmãos, especialmente aos pequenos e mais frágeis”.
Em seguida Francisco sublinhou que a “A cruz é um sinal sagrado do Amor de Deus e do Sacrifício de Jesus, e não deve ser reduzida a um objeto supersticioso ou a um colar ornamental”.

“Cada vez que fixamos nosso olhar na imagem de Cristo crucificado, pensamos que ele, como verdadeiro Servo do Senhor, cumpriu a sua missão dando a vida, derramando seu sangue pela remissão dos pecados. Por isso, se queremos ser seus discípulos, estamos chamados a imitá-lo, vivendo sem reservas por amor a Deus e ao próximo ”.

Não recuar diante das provações

Para concluir suas palavras, o Papa Francisco pediu à Virgem Maria, que, “unida a seu Filho no Calvário, nos ajude a não recuar diante das provações e sofrimentos que o testemunho do Evangelho traz” para cada um de nós, disse. (JSG)

The post Não reduzam a cruz a um objeto de superstição, aconselha Papa, no Angelus appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santa Luísa de Marillac, dócil à vontade de Deus

Santa Luísa de Marillac é  cofundadora com São Vicente de Paulo do Instituto das...

Para a Quaresma, a melhor e a mais curta penitência

Em um sermão na Quarta-feira de Cinzas, o Santo Cura d’Ars proferiu graves palavras...

Acusado de forçar conversão de hindus, sacerdote católico é libertado de prisão na Índia

Após mais de um mês de detenção após ser acusado de violar a...

São José: o sinal da Providência

Durante o percurso de Nazaré a Jerusalém, São José sonhou que um Anjo lhe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...