InícioNotícias da IgrejaNão só expulsões de sacerdotes: Regime de Ortega agora proíbe sacramentos em...

Não só expulsões de sacerdotes: Regime de Ortega agora proíbe sacramentos em hospitais

Published on

Os sacerdotes agora não podem administrar a Unção dos Enfermos nos hospitais.

Foto: screenshot/ Daniel Ortega/ X

Foto: screenshot/ Daniel Ortega/ X

Redação (11/11/2024 16:16, Gaudium Press) O regime de Ortega deu mais um passo na inegável perseguição que desencadeou contra a Igreja Católica e quer agora impedir um exercício que está no centro de sua missão salvífica e que é de benefício eterno para os cristãos: proibiu os sacerdotes de entrar nos hospitais para administrar o sacramento da Unção dos Enfermos.

Realidade eminentemente espiritual, a Unção dos Enfermos é um sacramento instituído por Cristo e administrado a pessoas com doenças graves ou idosos, que oferece uma “graça de consolo, paz e encorajamento para superar as dificuldades próprias do estado de doença grave ou da fragilidade da velhice. Essa graça é um dom do Espírito Santo que renova a confiança e a fé em Deus e fortalece contra as tentações do maligno, especialmente a tentação do desânimo e da angústia diante da morte (cf. Hb 2,15). Essa assistência do Senhor pelo poder de seu Espírito tem o objetivo de levar o doente à cura da alma, mas também à cura do corpo, se essa for a vontade de Deus (cf. Concílio de Florença: DS 1325). Além disso, “se ele cometeu pecados, eles serão perdoados” (Tg 5,15; cf. Concílio de Trento: DS 1717)” (CIC 1520).

Mas parece que a instrução dada pelo regime é impedir a entrada de qualquer sacerdote nos hospitais: “Os sacerdotes são afastados dos hospitais, onde são informados de que estão proibidos de entrar”, diz a pesquisadora Martha Patricia Molina, especializada na perseguição do regime à Igreja.

A perseguição abrange vários campos

Molina também destacou a vigilância constante dos sacerdotes pelas forças de segurança, que coletam informações pessoais sobre os clérigos, o que gerou um clima de intimidação e medo. “A polícia monitora constantemente os sacerdotes, fazendo-lhes perguntas e coletando informações pessoais detalhadas sobre eles”, ressaltou Molina. Essa situação levou muitos padres a deixar o país, procurando o exílio como a única opção para escapar das ameaças e da repressão.

Um caso recente é o de um sacerdote da diocese de Siuna que, depois de receber ameaças e ser intimado para comparecer perante as autoridades, decidiu deixar a Nicarágua. 67 clérigos foram para o exílio para escapar da perseguição do governo. Além disso, 255 religiosos foram forçados a deixar o país, incluindo 98 freiras e vários bispos e seminaristas. Acrescentam-se à essa lista 34 pessoas que foram impedidas de retornar à Nicarágua e pelo menos nove que foram expulsas.

O êxodo de líderes religiosos deixou muitos católicos na Nicarágua se sentindo desprotegidos e vulneráveis. Embora o governo de Ortega tente dar uma aparência de estabilidade, a repressão religiosa continua a aumentar. Como Molina alertou, “a opressão persiste” e a Igreja Católica se vê cada vez mais limitada em sua capacidade de servir à comunidade. Diante dessa situação, a comunidade internacional começou a expressar sua preocupação com as crescentes violações da liberdade religiosa na Nicarágua, apelando a uma maior atenção e ação contra esses abusos. A repressão afeta não apenas os clérigos, mas também os fiéis que são privados de um direito fundamental: o acesso ao cuidado espiritual em momentos de doença e morte.

Com informações Zenit/Infocatólica

The post Não só expulsões de sacerdotes: Regime de Ortega agora proíbe sacramentos em hospitais appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...