InícioNotícias da IgrejaNicarágua: a vida de Dom Rolando Álvarez corre perigo?

Nicarágua: a vida de Dom Rolando Álvarez corre perigo?

Published on

A pesquisadora Martha Patricia Molina pede a retirada do bispo da Nicarágua.

[imagem aqui]

Monsenor Rolando Alvarez

Redação (21/10/2023 11:20, Gaudium Press) Após o exílio forçado de 12 sacerdotes presos pela ditadura nicaraguense, surge agora a preocupante notícia de um possível atentado contra a vida de Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa que ainda se encontra preso.

Os rumores são recolhidos por Martha Patricia Molina, a renomada advogada e pesquisadora dedicada a investigar os ataques à Igreja no país centro-americano.

“Peço ao Papa Francisco que retire logo Dom Rolando Álvarez do país e ordene o seu exílio, porque a ditadura planeja lhe causar danos maiores”, disse Molina.

“Há pessoas que trabalham para a ditadura, revelando que há planos do regime para causar danos maiores ao bispo, e pediram-nos para levantar nossas vozes em âmbito internacional; logicamente o Instituto de Medicina Legal dirá que foi uma morte natural”, informou.

Na verdade, qualquer tentativa da ditadura de Ortega para recuperar algum prestígio em âmbito internacional depara-se e choca-se com a figura do bispo preso, que já se recusou várias vezes a ir para o exílio, pois deseja permanecer junto ao seu povo.

A pesquisadora Molina ficou preocupada com o fato de o bispo Alvarez não aparecer entre os sacerdotes enviados ao Vaticano, pois isso significava que ele estava firme em sua resolução de não ser exilado, colocando sua vida em um perigo maior. Por esta razão, ela pediu uma intervenção direta do Papa para que ordenasse a Dom Álvarez que saísse do país, e à comunidade internacional de proteger sua vida.

De resto, Molina prevê que a perseguição à Igreja no país continue.

Com efeito, como apontou Dom Silvio Báez, exilado na Flórida, as autoridades do regime “gostariam de ver a Igreja fechada”, sabendo que não podem fazê-la desaparecer, pois continua sendo a fé da maioria do povo.

“Os poderes do mundo temem os profetas. Eles gostariam de ver a Igreja fechada. É por isso que aprisionam e banem os profetas”, escreveu Dom Báez em sua conta no Twitter.

Por sua vez, o Pe. Edwing Roman, também nicaraguense exilado nos EUA por causa da ditadura, disse que querem “implantar a ‘paz’ da mordaça” na Igreja.

Mas “enganam-se aqueles que pensam que a voz profética da Igreja Católica na Nicarágua será silenciada: esta voz continuará a anunciar o Reino de Deus e a denunciar os opressores, mesmo que estejamos desterrados ou exilados”.

The post Nicarágua: a vida de Dom Rolando Álvarez corre perigo? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...