InícioNotícias da IgrejaNiña Ruiz-Abad: uma nova santa das Filipinas?

Niña Ruiz-Abad: uma nova santa das Filipinas?

Published on

A Igreja nas Filipinas aguarda a abertura da causa de canonização de Niña Ruiz-Abad, uma jovem que morreu aos 13 anos em 1993.

Photo: CBCP

Photo: CBCP

Redação (07/09/2023 10:24, Gaudium Press) Em 16 de agosto passado, a Diocese de Laoag emitiu um edital convidando as pessoas a darem testemunho com vistas a prosseguir com a causa de canonização de Niña Ruiz-Abad, nascida naquela cidade, e que morreu aos 13 anos em 1993, de doença cardíaca, perto de Manila.

De acordo com o bispo Mayugba de Laoag, sua diocese já recebeu testemunhos de parentes, colegas de classe, párocos e professores. Em 2019, o Vaticano também declarou “Servo de Deus” o jovem filipino Darwin Ramos, falecido aos 17 anos nos arredores de Manila, em 2012.

A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP) informou que um movimento católico filipino, a God First Association, publicou recentemente um abaixo-assinado, solicitando a abertura da causa de canonização de uma menina filipina de 13 anos que morreu há 3 décadas, de cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca incurável.

De acordo com o CBCP News, em resposta a esse pedido, a Diocese de Laoag, no norte das Filipinas, publicou um edital convocando as pessoas a darem depoimentos com o objetivo de promover o avanço do processo de canonização da jovem, reconhecida por sua piedade e devoção mariana. Os católicos filipinos aplaudiram essa iniciativa.

Niña Ruiz-Abad passou metade de sua vida em Laoag, antes de sua morte em 1993, onde foi enterrada. O bispo de Laoag, dom Renato Mayugba, autor do edital publicado em 16 de agosto, afirmou que “passei a me interessar mais pela vida de Niña quando ouvi testemunhos de sua santidade, não só de seus parentes e amigos, mas também de seus ex-párocos. Também li um livro sobre ela intitulado: God First (Deus primeiro).

Dom Mayugba ressaltou que, se ela for canonizada, será a primeira vez que o país do sul da Ásia, de maioria católica, tem um santo contemporâneo que não é membro de uma congregação religiosa.

A santidade é um chamado para todos

“Quando se pensa em santidade, pensa-se que é só para padres, bispos ou religiosos. Mas não, Niña nos ensinou que a santidade é um chamado para todos, especialmente para os jovens. Nós somos chamados a ser santos”, sublinhou o bispo de Laoag.

O processo de canonização normalmente começa no local onde o candidato faleceu, mas Dom Mayugba pediu autorização à Diocese de Novaliches, na cidade de Quezon (Manila), para organizar a investigação. Niña Abade morreu em Quezon City. Os católicos locais, assim como seus ex-professores e colegas de classe, estão dando seus testemunhos.

“Ainda me lembro de que, quando estava na escola primária aqui em Laoag, Niña sempre dizia: ‘Deus primeiro’. Ela sempre rezava antes de cada prova. Antes de tudo o que fazia, ela sempre começava com uma oração”, conta a professora Eliza Sansão. “Niña distribuía novenas e estampas religiosas aos seus professores e colegas, além de terços e adesivos com versículos do Evangelho… prova de sua profunda devoção a Deus e à Virgem Maria”.

Ela foi diagnosticada com a doença cardíaca aos 10 anos de idade. “Todos sabíamos que ela tinha uma doença, mas ela nunca a demonstrava. Ela viveu uma vida de oração e paz”, disse Belen Sulit, sua professora. “Eu era sua professora, e ela tirava excelentes notas nos meus exames. Ela era muito querida por todos, principalmente pelos colegas. Ela era inteligente, mas muito despretensiosa”.

Alguns de seus colegas também comentaram sobre como ela os incentivava a rezar na capela e ir à missa. “Ela sempre nos lembrava de rezar antes da aula, antes mesmo de brincar, Deus primeiro”, contou Bianca Manlapaz, ex-colega de classe. “Se ela não estava na aula ou brincando, ela estava na capela. Ela usava um rosário no pescoço. Ela não tinha vergonha de que as pessoas o vissem. Era um testemunho de seu relacionamento com Nossa Senhora”.

Com informações Ucanews

The post Niña Ruiz-Abad: uma nova santa das Filipinas? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...