15.5 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 21, 2021

No Vietnã a Quaresma está sendo vivida com Fé e Oração

A inspiração espiritual e a atitude penitencial de “conversão” nesta Quaresma têm caracterizado a participação dos fiéis, incluindo muitos jovens.

A inspiração espiritual e a atitude penitencial de “conversão” nesta Quaresma têm caracterizado a participação dos fiéis, incluindo muitos jovens.

Danang – Vietnã (10/03/2021, 174:45, Gaudium Press) Também no Vietnã, a Quaresma está sendo vivida pela comunidade católica sob o influxo das medidas de “distanciamento social”.

Porém, estas medidas não têm afetado a fé e a participação espiritual dos fiéis nos dias que antecedem as comemorações da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Páscoa da Ressurreição do Senhor.

Em certas áreas o acesso às Igrejas foi impedido por causa da pandemia, mas, são garantidas celebrações ao vivo online

Embora o país tenha atualmente pouco mais de 2.500 casos e apenas 35 mortes ligadas à Covid-19, o governo continua a implementar medidas de segurança sanitária nas áreas consideradas de maior risco.

Em algumas áreas do país, o acesso às Igrejas foi impedido bem como a realização de eventos abertos ao público, incluindo missas.

Contudo, as Igrejas locais afetadas por essas medidas proibitivas, estão procurando garantir as celebrações litúrgicas ao vivo online.

Nas Dioceses não afetadas pelas proibições, o fluxo de fiéis é grande nas missas, nas confissões, nas vias sacras

Nas dioceses menos afetadas, as atividades litúrgicas e pastorais continuam sendo realizadas ardorosamente.

Foi este o caso, por exemplo, da Diocese de Danang onde as celebrações da Quarta-feira de Cinzas tiveram uma grande presença de fiéis e onde as celebrações dos Domingos da Quaresma continuam tendo também uma grande participação de católicos, respeitando sempre as regras do distanciamento.

Todas as sextas-feiras, as diferentes paróquias locais se reúnem para reviver a Paixão de Cristo com a meditação da Via Crucis e a procura pelo Sacramento da Reconciliação.
A inspiração espiritual e a atitude penitencial de “conversão” tem caracterizado participação dos fiéis, incluindo muitos jovens.

Os católicos do Vietnã não se levam pelos festejos do Tet e acolhem as indicações da Igreja para este tempo litúrgico

No Vietnã, o início da Quaresma coincide com a festa do Tet, que é o ano novo lunar, um período caracterizado por festejos.

Porém, dentro deste contexto festivo, a Igreja local continua não se deixa levar pelo esquecimento do caminho Quaresmal vivendo uma atitude de oração comunitária, jejum e esmola, em preparação para a celebração da Páscoa.

Os católicos do Vietnã acolhem calorosamente o tempo da Quaresma, seguindo as indicações da Igreja para este específico tempo litúrgico.

As paróquias de todo o país estão tingidas de púrpura e os fiéis são convidados a participar intensa e silenciosamente na Quaresma, seguindo os passos deixados por Jesus e fazendo um caminho de purificação interior que leva à celebração da Páscoa. (JSG)

(Da redação Gaudium Press, com informações e foto FIDES)

The post No Vietnã a Quaresma está sendo vivida com Fé e Oração appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias