InícioNotícias da IgrejaNossa Senhora das Graças: expressão do carinho materno de Maria

Nossa Senhora das Graças: expressão do carinho materno de Maria

Published on

Nossa Senhora tem representadas nesta imagem sua simplicidade para com Deus nosso Senhor, e sua sempiterna solicitude para com o filho suplicante.

Imagem de Nossa Senhora das Graças - Arautos do Evangelho

Imagem de Nossa Senhora das Graças – Arautos do Evangelho

Redação (26/11/2024 19:00, Gaudium Press) Em meio a mil dificuldades, problemas e aflições que nos cercam, quantas vezes buscamos alguma forma de refrigério! Entretanto, num mundo regurgitante de agitação e violência, onde encontrar alento? “Voz de Cristo, voz misteriosa da graça que ressoais no silêncio dos corações, vós murmurais no fundo das nossas consciências palavras de doçura e de paz”. A graça divina! Eis a única capaz de nos proporcionar a verdadeira tranquilidade de consciência, paz de alma e doçura de espírito.

A graça, esse preciosíssimo dom de Deus, possui um tabernáculo do qual transborda e se derrama sobre todos aqueles que a desejam: Maria Santíssima. “Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria”.

Um versículo do cântico evangélico do Magnificat proclama a causa das incontáveis maravilhas de que Nossa Senhora Se tornou receptáculo e despenseira: “Olhou a pequenez de sua Serva, desde agora as gerações hão de chamar-Me de bendita” (Lc 1, 48). A Virgem Imaculada esvaziou-Se completamente de Si mesma e conservou-Se sem a menor sombra de ambição; por essa razão, o Altíssimo pôde Lhe encher a alma com torrentes preciosas e inigualáveis de graça, sinal de seu amor.

Por essa perspectiva, a imagem de Nossa Senhora das Graças descobre as relações que Ela tem tanto com o Criador quanto com as criaturas.

Simplíssima, seu traje não comporta adornos; Ela está representada tal qual Se apresenta a Deus. Maria Santíssima reconheceu-Se impotente diante do Todo-Poderoso, humilde diante da Grandeza, um nada diante d’Aquele que é tudo!

Ao mesmo tempo, porém, é possível compreender o modo como o Senhor A revela à humanidade: transbordante de graças, riquíssima de todos os dons, sempre a acolher “de braços abertos, [com] o sorriso nos lábios, repassada de um convite amoroso para nos aproximarmos e convivermos um pouco com Ela”. É a Medianeira das dádivas celestes, Mãe dos que suplicam favores, dos miseráveis, dos aflitos, daqueles que precisam de sua vitoriosa intercessão.

Outro aspecto notável na imagem é sua alvura. Ela Se apresenta toda branca, porque nutre as mais puras intenções. Dá-nos, por outro lado, uma ideia de luminosidade, de alguém que desce de muito alto, enquanto o gesto das mãos indica estar Ela próxima e desejosa de Se fazer presente para favorecer e cumular de bens, com uma intimidade maternal, majestosa e amiga.

O leitor não concordará que a postura da Soberana do Universo manifesta uma leve inclinação ao fiel que se encontra a seus sagrados pés? De joelhos, diante d’Ela, sentimos a solicitude sempiterna que se desdobra sobre cada um – por mais pecador que seja –, predisposta a levantar-nos, sustentar-nos em seus braços, acariciar-nos com suas alvíssimas mãos, envolver-nos com seu manto de seda, cobrir-nos de afetuosíssima ternura e fazer transbordar o amor de seu Imaculado Coração.

Entreguemo-nos, pois, confiantes até o extremo, nas mãos desta augusta Rainha, tão rica de todos os dons, mas ao mesmo tempo nossa Mãe, tão íntima e sempre pronta a nos atender em todas as necessidades.

Texto extraído da Revista Arautos do Evangelho n. 251, novembro 2022. Por Carolina Amorim Zandoná.

The post Nossa Senhora das Graças: expressão do carinho materno de Maria appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...