20 C
São Paulo
sexta-feira, abril 15, 2022

Novo apelo de Francisco pela paz na Ucrânia

Ao final da tradicional oração do Angelus na janela do Vaticano, o Papa Francisco lançou um novo apelo pedindo pelo fim da guerra na Ucrânia

Redação (13/03/2022 10:00, Gaudium Press) Desde a janela do palácio apostólico, Francisco renovou seu apelo em tom grave pelo término da guerra na Ucrânia diante de milhares de peregrinos.

“Em nome de Deus, eu lhes peço: que acabe esse massacre!”

Nesse dia, em que a Igreja comemora o nono aniversário da eleição de Francisco como Pontífice, ele se expressou dizendo: “Em nome de Deus, eu lhes peço: que acabe esse massacre!”

Sendo mais específico, o Papa se referiu ao massacre que há vários dias acontece na cidade ucraniana de Mariupol:

“Esta semana, a cidade que leva o nome de Mariupol tornou-se uma cidade mártir na angustiante guerra que assola a Ucrânia. Diante da barbárie da matança de crianças, pessoas inocentes e civis indefesos, não há razões estratégicas justificáveis: é preciso pôr fim a inaceitável agressão armada, antes que ela transforme as cidades em cemitérios.”

Aqueles que apoiam a violência profanam o nome de Deus

Francisco disse que une seu pedido à voz de tantas outras pessoas ao redor do mundo para implorar o fim da guerra. Também pediu que uma solução através das negociações seja tomada assim como a garantia de corredores humanitários seguros para os civis.

Em seguida, o Papa exortou os fiéis a acolherem os refugiados e agradeceu todo o esforço de solidariedade que é feito desde o início da guerra.

O Pontífice se dirigiu a todas as comunidades diocesanas e religiosas para que intensifiquem as orações pela paz e acrescentou dizendo:

Deus é apenas um Deus de paz, ele não é um Deus de guerra, e aqueles que apoiam a violência profanam seu nome. Agora, rezemos em silêncio por aqueles que sofrem e para que Deus converta os corações a uma firme vontade de paz”.

Ataques russos nas cidades de Lviv e Mariupol

O novo apelo do Papa acontece logo depois de um bombardeio russo na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, região até agora poupada pelos combates.

Ataque que matou pelo menos 35 pessoas e feriu outras 57 conforme anunciaram as autoridades locais.

A semana também foi marcada pelos terríveis ataques russos na cidade de Mariupol, no Sudoeste do país. Onde civis foram alvo e vítimas dos ataques.

Balanço de soldados mortos

Segundo indicou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, 1300 soldados ucranianos e 12 mil soldados russos morreram desde o início da guerra.

O Kremlin, por sua vez, anunciou um único balanço de baixas no dia 2 de março contando 498 soldados mortos.

A Organização das Nações Unidas também anunciou o número de cerca de 579 civis mortos pela guerra. Números que segundo a ONU é provavelmente inferior à realidade. (FM)

The post Novo apelo de Francisco pela paz na Ucrânia appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias