InícioNotícias da IgrejaNovo Bispo é ordenado na China

Novo Bispo é ordenado na China

Published on

Um novo Bispo, Dom Tadeu Wang Yuesheng, presidente da Associação Patriótica na província de Henan, foi ordenado Bispo da diocese de Zhengzhou, anunciou o Vaticano

china christians jailed for spreading electronic bibles

Redação (27/01/2024 13:30, Gaudium Press) No último dia 25 de janeiro, festa da conversão de São Paulo Apóstolo, o sacerdote chinês padre Tadeu Wang Yuesheng, de 57 anos de idade, foi ordenado Bispo de Zhengzhou, capital da província de Henan.

Esta é a segunda ordenação após a assinatura do acordo provisório entre a Santa Sé e a República Popular Chinesa. A última ocorreu em setembro de 2021, quando Dom Francis Cui Qingqi foi nomeado Bispo de Wuhan.

Dom Yuesheng, de 57 anos de idade, é presidente da Associação Patriótica na província de Henan. Há muito tempo ele já atuava como administrador da diocese e agora ele substitui a sé da diocese que estava vacante desde o exílio do último Bispo, o italiano Faustino Tissot, exilado pelos comunistas em 1953.

Em 16 de dezembro de 2023, o Reverendo padre Tadeu Wang Yuesheng foi nomeado Bispo de Zhengzhou pelo Papa Francisco. Dom Joseph Shen Bin, bispo de Xangai, foi quem presidiu a ordenação no novo epíscopo, conforme prevê o acordo sobre a ordenação dos Bispos, assinado pela Santa Sé e o governo chinês.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o novo Bispo nasceu em Zhumadian (Henan) em 27 de fevereiro de 1966. Ele cursou filosofia e teologia no Seminário Central do Sul (1987-1993). Dom Tadeu foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1993 e desempenhou o papel de pároco em Zhengzhou. Desde dezembro de 2011, ele é pároco no Distrito de Huiji, em Zhengzhou.

Esta é a primeira ordenação episcopal aprovada conjuntamente pela China e pelo Vaticano desde a renovação do acordo, em outubro de 2022. Até então, o governo chinês havia tomado decisões de maneira unilateral, ou seja, sem consentimento da Santa Sé quanto ao governo de certas diocese. Em abril de 2023, por exemplo, Pequim designou Dom Shen Bin para assumir a diocese de Shanghai, nomeação que foi aceita e ratificada pelo Vaticano, três meses depois. (FM)

The post Novo Bispo é ordenado na China appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa Francisco faz duas nomeações para o Dicastério para a Comunicação

Foram nomeados um novo vice-diretor da Direção para Assuntos Gerais e um novo vice-diretor...

50 mil jovens participarão da 13ª Peregrinação Internacional de Acólitos em Roma

Destacam-se na programação a oração vespertina com o Papa Francisco e o encontro internacional...

Jesuítas abrem noviciado em Bangladesh

Ao permitir que os noviços preservem a sua formação inicial na cultura e nas...

O Papa às crianças da Colônia de Férias no Vaticano: “Façam a paz, é a coisa mais linda”

     O Papa Francisco visita a Colônia de Férias no Vaticano (Vatican Media) Francisco,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...