InícioNotícias da IgrejaNovo Patriarca de Lisboa toma posse em Portugal

Novo Patriarca de Lisboa toma posse em Portugal

Published on

A cerimônia contou com a presença de Dom Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa, que saudou o seu sucessor Dom Rui Manuel Sousa Valério.

Dom Rui Manuel Sousa Valerio Novo Patriarca de Lisboa toma posse em Portugal

Foto: Divulgação.

Lisboa – Portugal (08/09/2023 10:09, Gaudium Press) Dom Rui Manuel Sousa Valério tomou posse como o 18º Patriarca de Lisboa. A celebração, que ocorreu na Sé de Lisboa, contou com a participação de Dom Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa, que saudou o sucessor.

Disponibilidade para enfrentar os desafios pastorais

Durante seu discurso, o novo Patriarca manifestou sua disponibilidade para enfrentar o real desafio de um novo paradigma pastoral, e sua solidariedade e presença constante para com as vítimas de todos os tipos de abuso. “Convosco carregarei o fardo do vosso sofrimento, acreditando na redenção”, destacou.

Voltando-se aos jovens, o prelado afirmou que através da Jornada Mundial da Juventude, realizada recentemente na capital portuguesa, foram “constituídos os principais depositários da Palavra que o Espírito Santo dirigiu à Igreja de Lisboa”.

Breve biografia de Dom Rui Manuel Sousa Valério

Nascido no dia 24 de dezembro de 1964, em Ourém, Diocese de Leira-Fátima, Rui Manuel Sousa Valério cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Além disso, é Mestre em Teologia Dogmática, tendo também frequentou o curso de Filologia na Universidade La Sapienza de Roma e o curso de Espiritualidade no Centre International Montfortain, em Louvain, na Bélgica.

No dia 6 de outubro de 1990 fez a profissão religiosa na Companhia de Maria (Monfortinos), recebendo a ordenação sacerdotal no dia 23 de março de 1991. Desempenhou diversos cargos e dentro do seu Instituto Religioso, em Portugal, foi formador dos Postulantes, conselheiro do Superior Maior para a Delegação e superior local. No dia 27 de outubro de 2018, foi nomeado Bispo Ordinário Militar de Portugal, recebendo a ordenação episcopal no dia 25 de novembro do mesmo ano. (EPC)

The post Novo Patriarca de Lisboa toma posse em Portugal appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Dever de pastor e dever de ovelha

Ninguém escapa à regra. Sendo pastor ou ovelha, qual a nossa obrigação? Redação (21/04/2024 11:57,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...