InícioNotícias da IgrejaNovo sequestro de um sacerdote e seminarista na Nigéria

Novo sequestro de um sacerdote e seminarista na Nigéria

Published on

Pe. Paul Sanogo e pelo seminarista tanzaniano Melchior Mahinini, de 27 anos, que foram sequestrados por bandidos na madrugada de 3 de agosto de 2023, na residência do sacerdote em Gyedna, Estado do Níger, Nigéria.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (08/08/2023 17:27, Gaudium Press) O bispo de Minna (Nigéria), Dom Martins Igwe Uzoukwu, fez um pedido de oração a todas as paróquias do estado do Níger, pela libertação do Pe. Paulo Sanago e do seminarista Melchior Mahinini, sequestrados por bandidos na madrugada de 3 de agosto.

“Em nome do meu bispo auxiliar Sylvester Luka Gopep, e dos sacerdotes e religiosos da diocese católica de Minna, peço suas orações pelo Pe. Paul Sanogo e pelo seminarista tanzaniano Melchior Mahinini, de 27 anos, que foram sequestrados por pistoleiros na madrugada de 3 de agosto de 2023, na residência do sacerdote em Gyedna, estado do Níger. Oramos para que o Senhor ouça nossas orações e que eles sejam devolvidos em paz”, expressou o bispo católico nigeriano no comunicado.

Ambos os religiosos trabalhavam pastoralmente na Igreja de São Lucas, em Gyedna.

Pe. Paul Sanogo é missionário da Congregação dos Missionários da África, mais conhecida como Padres Brancos, originário de Burkina Faso, e o seminarista tanzaniano, Melkiori Dominick Mahinini, está na Nigéria para realizar uma experiência missionária com os Padres Brancos antes de prosseguir os estudos teológicos.

A Congregação dos Padres Brancos foi fundada em 1868 em Argel pelo Cardeal Charles Lavigerie. Atualmente conta com 1232 membros. É uma Sociedade de Vida Apostólica composta por sacerdotes e irmãos animados por um espírito de família, enviados ao mundo africano e onde o seu carisma é chamado para uma missão profética de encontro e testemunho do amor de Deus.

Boko Haram e a violência na Nigéria

A Nigéria vive em uma insegurança extrema desde 2009, quando começou a insurreição do Boko Haram, com o objetivo de transformar o país em um Estado islâmico.

Desde então, o grupo, um dos maiores grupos islâmicos da África, vem orquestrando ataques terroristas indiscriminados contra vários alvos, incluindo grupos religiosos e políticos, além de civis.

A situação de insegurança no país foi ainda mais complicada pelo envolvimento de pastores Fulani predominantemente muçulmanos, também conhecidos como Milícia Fulani.

Um porta-voz da polícia, confirmando o duplo sequestro, sublinhou, entretanto, que os outros seminaristas da área foram aconselhados a se mudar temporariamente, enquanto as buscas pelos dois sequestrados estão sendo realizadas.

Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal da Tanzânia, Dom Gervas Nyaisonga, declarou que a Igreja está decepcionada com o cruel incidente do sequestro.

“Insistimos na importância de respeitar os princípios dos direitos humanos e impulsionar os esforços diplomáticos para garantir que as pessoas sequestradas sejam libertadas incondicionalmente”, ressaltou, observando que a Igreja reza para que os sequestrados sejam libertados.

Com informações aciafrique

The post Novo sequestro de um sacerdote e seminarista na Nigéria appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...