InícioNotícias da IgrejaO cardeal que continuará a governar sua ordem religiosa, pelo menos por...

O cardeal que continuará a governar sua ordem religiosa, pelo menos por um tempo

Published on

O Reitor-mor dos salesianos falou com o Papa no dia 11 de julho sobre uma nova missão. Qual será?

Foto: Agência Salesiana de Informações

Foto: Agência Salesiana de Informações

Redação (14/07/2023 16:57, Gaudium Press) Como já foi destacado por diversos meios de comunicação, ultimamente não se via um superior religioso em exercício se tornar cardeal sem aviso prévio.

Pe. Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos, o asturiano que, desde 2014, dirige a família fundada pelo imortal Dom Bosco, a partir de 30 de setembro será um dos 10 cardeais salesianos existentes, dos quais seis ainda têm a possibilidade de eleger um novo Papa.

Aliás, a surpresa também foi grande para ele, não só pela sua elevação ao cardinalato, mas pelo que aconteceria com as suas funções à frente da família salesiana, como declarou há dois dias numa carta: “E agora, o que acontecerá? E como ficará a Congregação num futuro próximo?”, questionou.

No entanto, como se estivessem lendo seus pensamentos, meia hora depois do Angelus no qual havia anunciado os 21 novos cardeais, o Pe. Artime recebeu uma carta de Francisco dizendo que queria falar com ele. Isso aconteceu no dia 11 de julho, e lá eles concordaram sobre “o tempo necessário” em seu trabalho como superior salesiano, “para o bem, acima de tudo, da Congregação” que ele dirige.

Pe. Fernández Artime revela que o Papa considerou apropriado que, após a sua criação como cardeal, ele continue segurando as rédeas salesianas, mas até 31 de julho de 2024: “Após esta data, apresentarei a minha renúncia como reitor-mor por ter sido chamado pelo Santo Padre para um serviço que me confiará. Foi isso que ele me comunicou”.

Qual será esse serviço? O sacerdote disse que Francisco ainda não lhe comunicou, mas já pediu “que rezem por mim diante da perspectiva de um novo serviço na Igreja que, como filho de Dom Bosco, aceito em obediência, sem tê-lo procurado ou desejado. Nosso querido Padre Dom Bosco é testemunha disso diante do Senhor Jesus”.

Abertas as possibilidades e as apostas, já começa a circular que ele poderia ocupar a sé de Barcelona, que tem à sua frente o Cardeal Omella de 77 anos.

Mas há outros ventos mais ousados que sussurram que sua missão será a de Prefeito do Dicastério para religiosos, para o qual concorreria não apenas sua condição de pertencer a uma família religiosa, algo que carece ao atual prefeito, mas sua vasta experiência internacional adquirida como reitor-mor por quase dez anos.

Enfim, haverá tempo para previsões. Por enquanto, os salesianos celebram, e também aqueles que apreciam em todo o mundo o bom trabalho realizado pelos filhos de Dom Bosco nos quatro cantos da Terra. (SCM)

The post O cardeal que continuará a governar sua ordem religiosa, pelo menos por um tempo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...