InícioNotícias da IgrejaO humilhante costume que se instalou em Jerusalém: judeus cuspindo em cristãos

O humilhante costume que se instalou em Jerusalém: judeus cuspindo em cristãos

Published on

O fenômeno já começa a ser estudado e a ter repercussões no exterior. Um jornalista israelense quis verificar o fato e andou pelas ruas vestido com um hábito franciscano. Ficou chocado.

Foto: Captura de tela/ Twitter/ Yossi Eli

Foto: Captura de tela/ Twitter/ Yossi Eli

Redação (23/06/2023 15:37, Gaudium Press) Após um aumento significativo de casos de assédio a clérigos cristãos em Jerusalém, com os judeus cuspindo em cristãos, Yonatan Moss, introduziu a reportagem da última sexta-feira com o provocativo título: “Por que certos judeus cospem em gentios?” Moss é professor de religião na Universidade Hebraica de Jerusalém, e sua participação na reportagem mostra a proporção que o fenômeno atingiu.

As gravações deste fato já circulam regularmente pelas redes sociais.

Nos últimos dias, o jornalista Yossi Eli, correspondente do canal israelense News 13 para assuntos de Jerusalém, polícia, bombeiros e serviços de resgate, teve a ideia de sair às ruas vestido com um hábito franciscano.

“Humilhações, cuspes e espancamentos. Nos últimos seis meses, o cristianismo em Israel está sob ataque. Cada vez mais crimes de ódio contra o clero cristão e símbolos cristãos. Após um grande número desses casos, decidimos pedir um hábito de frade franciscano e saímos com frades do Vaticano para verificar as ruas da cidade velha”, escreveu Eli em sua conta no Twitter. “Os resultados foram surpreendentes. Alguns não pararam de cuspir em nós e nos menosprezar”.

O cuspe não discrimina sexo, e é comum ver judeus cuspindo nos pés das religiosas. Seus autores não são exclusivamente judeus ultraortodoxos, mas também de outras correntes. Às vezes não é só cuspir, mas agressão verbal e física. Também não são exclusivamente visados os religiosos, mas também os peregrinos e os edifícios cristãos.

Este assunto, que se intensificou nos últimos seis meses, já é uma preocupação fora de Israel. Por exemplo, mereceu há poucos dias uma notícia do correspondente do Le Figaro na Terra Santa, intitulada “Em Jerusalém, cristãos vítimas de cuspe por parte de judeus ortodoxos”.

Em suma, é claro que o que acontece em Israel e especificamente em Jerusalém tem rápida repercussão em todo o mundo, sendo esta cidade comumente um pequeno espelho das tensões mundiais, e um local dos mais sagrados não só para os judeus, mas para as três grandes religiões monoteístas.

The post O humilhante costume que se instalou em Jerusalém: judeus cuspindo em cristãos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...