InícioCatecismoO Papa na Audiência Geral: quem reza não é um iludido

O Papa na Audiência Geral: quem reza não é um iludido

Published on

papafrancisco15102020

“A oração dos Salmos” foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral, de quarta-feira (14/10), realizada na Sala Paulo VI, por causa do dia chuvoso aqui em Roma.

O Livro dos Salmos “é composto apenas de preces. Um livro que se tornou pátria, ginásio e casa de incontáveis orantes. Faz parte dos livros sapienciais, porque comunica o “saber rezar” através da experiência do diálogo com Deus. Nos salmos encontramos todos os sentimentos humanos: alegrias, tristezas, dúvidas, esperanças e amarguras que coloram a nossa vida”, disse o Pontífice.

Os Salmos são invocações

“O Catecismo afirma que cada salmo «é de tal sobriedade que pode, com verdade, ser rezado por homens de qualquer condição e de todos os tempos». Ao ler e reler os salmos, aprendemos a linguagem da oração. Os salmos são a palavra de Deus que nós, humanos, usamos para falar com Ele”, sublinhou o Papa, acrescentando:

Neste livro não encontramos pessoas etéreas nem abstratas, pessoas que confundem a oração com uma experiência estética ou alienante. Os salmos não são textos compostos de forma teórica, são invocações, muitas vezes dramáticas, que nascem da experiência viva da existência. Para os recitar basta ser quem somos. Para rezar bem, devemos rezar como somos. Não maquiados. Não maquiar a alma para rezar. “Senhor, eu sou assim”. Ir diante de Deus como somos, com as coisas bonitas e feias que ninguém conhece, mas nós por dentro conhecemos. Nos salmos ouvimos as vozes de orantes de carne e osso, cuja vida, como a de todos, está repleta de problemas, dificuldades e incertezas. O salmista não contesta radicalmente este sofrimento: ele sabe que pertence à vida. Contudo, nos salmos o sofrimento se transforma em interrogação.

Segundo o Papa, “entre as muitas perguntas, há uma que permanece suspensa, como um grito incessante que percorre todo o livro de um lado para o outro: “Até quando Senhor? Até quando?” Cada dor pede libertação, cada lágrima invoca consolação, cada ferida aguarda a cura, cada calúnia, uma sentença de absolvição. Até quando terei de sofrer por causa disso?”

O orante é precioso aos olhos de Deus

“Ao fazer constantemente tais perguntas, os salmos nos ensinam a não nos habituarmos à dor e nos lembram que a vida não é salva, se não for curada. A existência do homem é um sopro, a sua história é fugaz, mas o orante sabe que é precioso aos olhos de Deus, e por isso faz sentido gritar. E isso é importante. Quando nós vamos rezar, vamos porque sabemos que somos preciosos aos olhos de Deus. É a graça do Espírito Santo dentro que nos impele a ir a essa sabedoria de que somos preciosos aos olhos de Deus.”

A oração dos salmos é o testemunho deste grito: um grito múltiplo, porque na vida a dor assume mil formas, e tem o nome de doença, ódio, guerra, perseguição, desconfiança… Até ao supremo “escândalo”, o da morte. A morte aparece no Saltério como o inimigo mais irracional do homem: que crime merece um castigo tão cruel, que envolve a aniquilação e o fim? O orante dos salmos pede a Deus que intervenha onde todos os esforços humanos são vãos. É por isso que a oração, já em si mesma, é o caminho da salvação e o início da salvação.

As lágrimas não são universais

Francisco recordou que “neste mundo todos sofrem: quer acreditemos em Deus quer o rejeitemos. Mas no Saltério, a dor torna-se relação: um grito de ajuda à espera de encontrar um ouvido que ouça. Não pode permanecer sem sentido, sem propósito. Até as dores que sofremos não podem ser apenas casos específicos de uma lei universal: são sempre as “minhas” lágrimas”. E acrescentou:

Pensem nisso, as lágrimas não são universais. São as minhas lágrimas. Cada um tem as suas. As minhas lágrimas, as minhas dores me impelem a ir adiante com a oração. São as minhas lágrimas que ninguém jamais derramou antes de mim. Muitos choraram, muitos, mas as minhas lágrimas são minhas, a minha dor é minha, o meu sofrimento é meu.

O Papa disse que antes de entrar na Sala Paulo VI encontrou-se com os pais do sacerdote da Diocese de Como, na Itália, que foi “morto em seu serviço para ajudar. As lágrimas daqueles pais são as lágrimas deles e cada um deles sabe o quanto sofreu ao ver o filho que deu a vida no serviço aos pobres. Quando queremos consolar alguém não encontramos palavras, porque não podemos chegar à sua dor, porque a sua dor é sua, as lágrimas são suas. O mesmo acontece conosco. A dor é minha, as lágrimas são minhas. Com essas lágrimas e essa dor me dirijo a Deus. Para Deus, todas as dores dos homens são sagradas”.

A porta de Deus está aberta

“Diante de Deus não somos desconhecidos, nem números. Somos rostos e corações, conhecidos um por um, pelo nome. Nos salmos, o fiel encontra uma resposta. Ele sabe que mesmo que todas as portas humanas estivessem trancadas, a porta de Deus está aberta. Mesmo que o mundo inteiro tivesse emitido um veredicto de condenação, em Deus há salvação”, frisou ainda o Papa.

“O Senhor ouve”: às vezes na oração é suficiente saber isto. Os problemas nem sempre se resolvem. Quem reza não é um iludido: sabe que muitas questões da vida terrena permanecem sem solução, sem saída; o sofrimento nos acompanhará e depois de superar uma batalha, haverá outras que nos esperam. Mas se formos ouvidos, tudo se torna mais suportável.

Segundo Francisco, “a pior coisa que pode acontecer é sofrer no abandono, sem ser recordado. É disto que a oração nos salva. Pois pode acontecer, e até frequentemente, que não compreendamos os desígnios de Deus. Mas os nossos gritos não estagnam aqui na terra: elevam-se até Ele, que tem o coração de Pai e chora por cada filho e filha que sofre e morre”.

“Me faz bem nos momentos tristes pensar em Jesus que chorava, quando chorou olhando Jerusalém, quando chorou diante do Túmulo de Lázaro. Deus chorou por mim. Deus chora por nossas dores, Deus quis se fazer homem para poder chora. Pensar que Jesus chora comigo na dor é um consolo. Nos ajuda a ir em frente. Se permanecermos em relação com Ele, a vida não nos poupa o sofrimento, mas se abre a um grande horizonte de bem e envereda-se rumo à sua realização. Coragem! Avante com a oração. Jesus está sempre junto de nós”, concluiu o Pontífice.

Via Vatican News

Últimas Notícias

Para a Quaresma, a melhor e a mais curta penitência

Em um sermão na Quarta-feira de Cinzas, o Santo Cura d’Ars proferiu graves palavras...

Acusado de forçar conversão de hindus, sacerdote católico é libertado de prisão na Índia

Após mais de um mês de detenção após ser acusado de violar a...

São José: o sinal da Providência

Durante o percurso de Nazaré a Jerusalém, São José sonhou que um Anjo lhe...

Depois de 50 anos, imagens roubadas serão restituídas a igrejas da arquidiocese de Colônia

Três obras de arte medievais que haviam sido roubadas há cerca de 50 anos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...