InícioNotícias da IgrejaObservatório astronômico do Vaticano é reaberto ao público

Observatório astronômico do Vaticano é reaberto ao público

Published on

Criado no final do século XVI, o Observatório do Vaticano é um instituto de pesquisas científicas ligado diretamente à Santa Sé e que funcionou no Vaticano por mais de 40 anos.

Observatorio astronomico do Vaticano e reaberto ao publico

Foto: Divulgação/vaticanobservatory.

Cidade do Vaticano (27/07/2023 08:17, Gaudium Press) A partir da próxima quinta-feira, 3 de agosto, o Observatório do Vaticano, um dos mais antigos e ativos observatórios astronômicos do mundo, será reaberto ao público, que poderá participar de visitas guiadas preparadas em colaboração com os Museus Vaticanos.

Visitas à antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo

O público que visitar as Vilas Pontifícias ou antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo poderão estender seus roteiros de visita até o Observatório Astronômico do Vaticano e seus telescópios ainda ativos. Ali serão acompanhados por peritos em astronomia, selecionados e treinados por estudiosos do Observatório do Vaticano.

Os visitantes receberão explicações detalhadas sobre os instrumentos astronômicos, antigos e modernos, textos raros, rochas lunares, obras de arte temáticas e alguns exemplares preciosos de meteoritos. Também será possível apreciar fotos dos Papas visitando o Observatório, além de telescópios históricos, instalados em duas cúpulas giratórias, que podem ser abertas para se observar as estrelas.

Observatório Astronômico do Vaticano

Criado no final do século XVI, o Observatório do Vaticano ou ‘Specola Vaticana’ é um instituto de pesquisas científicas ligado diretamente à Santa Sé e que funcionou no Vaticano por mais de 40 anos. Em 1930, o Papa Pio XI determinou que o Observatório se mudasse para sua Residência de Verão, em Castel Gandolfo.

A mudança do local ocorreu por conta do crescimento urbano e do aumento da luz elétrica da capital, que tornou o céu de Roma muito claro, impossibilitando aos astrônomos estudar as estrelas menos luminosas. Um segundo Centro de Pesquisa denominado “Vatican Observatory Research Group” (Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano), foi fundado em Tucson, no Arizona, no ano de 1981

No ano de 1993, concluiu a construção do ‘Telescópio Vaticano com Tecnologia Avançada’, no Monte Graham, Arizona. Atualmente, o Observatório do Vaticano colabora com vários institutos astronômicos internacionais, sendo membro da União Astronômica Internacional e do Centro Internacional de Astrofísica Relativística. (EPC)

The post Observatório astronômico do Vaticano é reaberto ao público appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Ucrânia: 3 sacerdotes e 2 diáconos ordenados no Seminário Redemptoris Mater

A cerimônia de ordenação teve lugar na Catedral da Exaltação da Santa Cruz em...

Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Depois de 500 anos, uma relíquia de São Benno de Meissen retorna a sua...

Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

São Romualdo, abade

O abade Romualdo, pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...