InícioNotícias da IgrejaOdessa: Catedral Ortodoxa destruída por bombas russas

Odessa: Catedral Ortodoxa destruída por bombas russas

Published on

Após a oração do Angelus, o Papa Francisco convidou os fiéis a rezarem pela paz, especialmente pela “querida Ucrânia”, devido a um ataque de mísseis que atingiu a Catedral da Transfiguração.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (23/07/2023 10:52, Gaudium Press) De acordo com fontes da igreja, a ortodoxa Catedral da Transfiguração situada em Odessa, a terceira maior cidade da Ucrânia, foi destruída em um novo ataque russo na noite deste sábado, 22, para domingo, 23 de julho. Duas pessoas morreram, vinte ficaram feridas, incluindo quatro crianças.

“Continuemos a rezar pela paz, especialmente pela querida Ucrânia, que continua a sofrer morte e destruição, como infelizmente aconteceu ontem à noite em Odessa”, pediu o Papa Francisco neste domingo, após recitar o Angelus.

“A Catedral da Transfiguração, localizada no centro histórico de Odessa, monumento protegido pela UNESCO, foi destruída. Um crime de guerra que nunca será esquecido ou perdoado”, declarou o Ministro das Relações Exteriores ucraniano. O presidente Zelensky promete “retaliação”. Várias chancelarias ocidentais, de Roma a Paris, condenaram essa destruição.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Já o arquidiácono Andrii Palchuk informou que “a destruição é enorme, metade da catedral está agora sem teto”, documentos e objetos de valor foram levados para fora do prédio. Como resultado dos bombardeios, começou um incêndio na igreja, cujo piso foi inundado pela água usada pelos bombeiros para apagar o fogo. Segundo relatou a agência de notícias LaPresse, o dano foi causado por um míssil russo que penetrou no prédio até o porão. Duas pessoas que estavam dentro do prédio no momento ficaram feridas. “Mas, com a ajuda de Deus, nós vamos restaurá-la”, afirmou o arquidiácono, em lágrimas.

A diocese condenou “a agressão da Federação Russa contra a Ucrânia, este ato de terrorismo contra o principal santuário e centro espiritual da cidade de Odessa”.

Estes bombardeios russos não são os primeiros a destruir a catedral. Os comunistas soviéticos já haviam demolido o local na década de 1930.

Com informações Vatican News

The post Odessa: Catedral Ortodoxa destruída por bombas russas appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Ucrânia: 3 sacerdotes e 2 diáconos ordenados no Seminário Redemptoris Mater

A cerimônia de ordenação teve lugar na Catedral da Exaltação da Santa Cruz em...

Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Depois de 500 anos, uma relíquia de São Benno de Meissen retorna a sua...

Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

São Romualdo, abade

O abade Romualdo, pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...