InícioNotícias da IgrejaOrtega enlouquece: segundo bispo é preso na Nicarágua

Ortega enlouquece: segundo bispo é preso na Nicarágua

Published on

O bispo de Suina foi detido por anunciar que estavam sendo feitas orações pelo bispo Dom Rolando Álvarez, que continua na prisão.

3 1 700x525 1

Redação (21/12/2023 11:27, Gaudium Press) Justamente quando circulavam rumores sobre a possível libertação de Dom Rolando Álvarez, que estaria com a saúde debilitada, veio à tona a notícia da detenção de Dom Isidoro del Carmen Mora, bispo de Suina.

A prisão do bispo evidencia o assédio policial e a vigilância a que está submetida a Igreja Católica na Nicarágua.

O fato é que Dom Mora informou aos paroquianos que a Conferência Episcopal da Nicarágua estava em oração por Dom Álvarez, bispo de Matagalpa, detido há 16 meses e cumprindo uma sentença iníqua de 26 anos de prisão.

“Estamos sempre unidos em oração por esta querida diocese de Matagalpa, rezando por Dom Orlando e pela jornada de cada um de vocês. Estamos unidos na oração, na comunhão, na fé, no amor e na ternura”, afirmou Dom Mora nesta terça-feira, durante a missa que celebrava a fundação canônica na Catedral de San Pedro de Matagalpa, sede de Dom Alvarez. Isso lhe valeu a prisão.

O destino do bispo ainda não é conhecido.

Dom Suina também elogiou a fé presente na diocese de Dom Alvarez:

“Deus me respondeu no campo da missão, em todos os cantos da Diocese a que pertenço, encontro católicos em abundância. Não há uma paróquia em que eu não veja um Matagalpino, um irmão de Rio Blanco, Matiguá, Esquipulas, São Dionísio, Rancho Grande, Muy Muy, até mesmo de Cacau. Irmãos, eu diria que isso é loucura. Isso é loucura do ponto de vista do amor. E até o bispo é de Matagalpa. E tenho orgulho de sair, como disse, deste lugar”, expressou, confirmando os frutos do ministério pastoral do bispo Álvarez, que se encontra na prisão.

As reações a esta nova detenção já são inúmeras, tanto dentro como fora do país, as quais se unem ao movimento que há algum tempo vem exigindo a libertação incondicional do Bispo Álvarez.

Há poucos dias, o ex-candidato à presidência dos EUA e senador, Marco Rubio, pediu ao papa que “intercedesse pela libertação” de Dom Alvarez em uma carta datada de 13 de dezembro.

“Peço-lhe humildemente que interceda pela libertação de Dom Alvarez e pelo direito de culto de todos os católicos na Nicarágua”, escreveu o senador.

The post Ortega enlouquece: segundo bispo é preso na Nicarágua appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...