InícioNotícias da IgrejaOs 117 mártires do Vietnã

Os 117 mártires do Vietnã

Published on

Hoje, dia 24 de novembro, a Igreja celebra a memória de André Dung-Lac, sacerdote e companheiros mártires.

11martires vietnan

Redação (24/11/2024 07:53, Gaudium Press) São cento e dezessete mártires vietnamitas dos séculos XVI e XIX, proclamados santos por João Paulo II em 19 de junho de 1988. Já haviam sido beatificados em quatro ocasiões distintas: sessenta e quatro, em 1900, por Leão XIII; oito por Pio X, em 1906; vinte em 1909, pelo próprio Pio X e vinte e cinco por Pio XII, em 1951.

Foi o maior número de santos canonizados em uma única ocasião.

São oito bispos, cinquenta padres, cinquenta e nove leigos. Suas nacionalidades são: noventa e seis vietnamitas; onze espanhóis; dez franceses. Os religiosos pertenciam a diferentes ordens religiosas: onze dominicanos; dez da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris; outros do clero local, um seminarista, além de muitos pais de famílias, uma mãe, dezesseis catequistas, seis militares, quatro médicos, um alfaiate, camponeses, pescadores e chefes de comunidades cristãs.

Seis deles foram martirizados no século XVI, o restante entre 1835 e 1862.

Setenta e cinco foram decapitados. Os demais foram estrangulados, queimados vivos, desmembrados ou morreram na prisão devido à tortura, recusando-se a pisar na cruz de Cristo ou a admitir a falsidade de sua fé.

Dos 117 mártires, na fórmula de canonização, destacaram-se nomes de seis.

O primeiro, cuja carta se encontra na Liturgia das Horas, é André Dung-Lac. Ele nasceu no norte do Vietnã, em 1795. Foi catequista e depois sacerdote. Ele foi morto em 1839 e beatificado em 1900. Dois outros vêm do centro e do sul do Vietnã. O primeiro, Tomás Tran-VanThien, nascido em 1820 e preso quando iniciava sua formação sacerdotal, foi assassinado aos dezoito anos em 1838; o outro é Manuel Le-Van-Phung, catequista e pai de família, falecido em 1859 (beatificado em 1909).

Destaca-se também o nome de dois missionários espanhóis, o dominicano Jerónimo Hermosilla, e o também dominicano e bispo Valentín de Berriochoa. Há também o missionário das Missões Estrangeiras de Paris, Jean-Théophane Vénard.

Ai deles se vivessem hoje em dia! Ouviriam novas leis e novas predicações sobre a tolerância. Sobre a permissão religiosa, sobre os direitos da prática da fé que cada um escolhe.

Mas o que eles menos tiveram foi tolerância. O que menos houve com a Igreja Católica, em sua terra, seu querido Vietnã, foi tolerância. Eles sabiam que a pior intolerância é a dos tolerantes.

São João Paulo II, em 1988, para honrar o povo mártir do Vietnã, consagrou o dia 24 de novembro, dia do martírio de Santo André Dung-Lac, como a celebração de todo sacrifício cristão no país.

Com informações  Catholic.net.

The post Os 117 mártires do Vietnã appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...