InícioNotícias da IgrejaPadre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos

Padre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos

Published on

O Tribunal Arquidiocesano de Medellín atendeu com essa decisão um mandato emitido pela Congregação da Doutrina da Fé sobre o caso do famoso Pe. Yepes.

fallo tribunal carlos yepes 700x1082 1

Redação (04/08/2023 09:42, Gaudium Press) O Tribunal Arquidiocesano de Medellín, em comunicado emitido em 28 de julho passado, declarou que não consta (constat de non) a imputabilidade e culpabilidade do Pe. Carlos Arturo Yepes Vargas nas acusações “de crime contra o sexto mandamento” com um menor. A decisão desta Corte atende “ao mandato emitido pela Congregação para a Doutrina da Fé” a esse respeito.

O presbítero havia sido acusado por três pessoas de abuso quando eram menores de idade. O sacerdote afirmou, em um programa de rádio, em março de 2018, que um dos acusadores ameaçou denunciá-lo criminalmente se não lhe desse uma quantia de cerca de 7 mil dólares. De acordo com a Amen Communications, dirigida pelo Pe. Yepes, a acusação deste homem surgiu depois de este ter sido despedido de uma das paróquias que o sacerdote atendia.

A divulgação das acusações motivou a Arquidiocese de Medellín, em abril de 2020, por mandato da Congregação da Doutrina da Fé, ordenar um processo canônico contra o sacerdote, apesar do caso já estar prescrito para a justiça civil. O processo veio acompanhado de medidas cautelares, como a suspensão de suas funções ministeriais.

Agora, ordena-se que se restitua ao “Pe. Carlos Arturo Yepes Vargas o pleno exercício de seu ministério sacerdotal”.

A sentença é assinada pelo juiz relator e outro juiz presbítero, além do Vigário Judicial e do Tabelião Eclesiástico.

Reação do presbítero

Ao tomar conhecimento da sentença, o sacerdote reagiu por meio de um vídeo, afirmando que “as contundentes provas documental, testemunhal e pericial apresentadas ao processo canônico desmentem categoricamente os acusadores, demonstram a seriedade e transparência da investigação desenvolvida e desmascaram a falsidade dos caluniadores, como declarei desde o início das difamações, há mais de cinco anos”.

Durante os anos da suspensão cautelar de seu exercício sacerdotal, o Pe. Yepes continuou a “anunciar o Evangelho com reflexão diária sobre a Palavra de Deus nas redes sociais”.

Com informações Aciprensa

The post Padre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...