InícioNotícias da IgrejaPadre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos

Padre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos

Published on

O Tribunal Arquidiocesano de Medellín atendeu com essa decisão um mandato emitido pela Congregação da Doutrina da Fé sobre o caso do famoso Pe. Yepes.

fallo tribunal carlos yepes 700x1082 1

Redação (04/08/2023 09:42, Gaudium Press) O Tribunal Arquidiocesano de Medellín, em comunicado emitido em 28 de julho passado, declarou que não consta (constat de non) a imputabilidade e culpabilidade do Pe. Carlos Arturo Yepes Vargas nas acusações “de crime contra o sexto mandamento” com um menor. A decisão desta Corte atende “ao mandato emitido pela Congregação para a Doutrina da Fé” a esse respeito.

O presbítero havia sido acusado por três pessoas de abuso quando eram menores de idade. O sacerdote afirmou, em um programa de rádio, em março de 2018, que um dos acusadores ameaçou denunciá-lo criminalmente se não lhe desse uma quantia de cerca de 7 mil dólares. De acordo com a Amen Communications, dirigida pelo Pe. Yepes, a acusação deste homem surgiu depois de este ter sido despedido de uma das paróquias que o sacerdote atendia.

A divulgação das acusações motivou a Arquidiocese de Medellín, em abril de 2020, por mandato da Congregação da Doutrina da Fé, ordenar um processo canônico contra o sacerdote, apesar do caso já estar prescrito para a justiça civil. O processo veio acompanhado de medidas cautelares, como a suspensão de suas funções ministeriais.

Agora, ordena-se que se restitua ao “Pe. Carlos Arturo Yepes Vargas o pleno exercício de seu ministério sacerdotal”.

A sentença é assinada pelo juiz relator e outro juiz presbítero, além do Vigário Judicial e do Tabelião Eclesiástico.

Reação do presbítero

Ao tomar conhecimento da sentença, o sacerdote reagiu por meio de um vídeo, afirmando que “as contundentes provas documental, testemunhal e pericial apresentadas ao processo canônico desmentem categoricamente os acusadores, demonstram a seriedade e transparência da investigação desenvolvida e desmascaram a falsidade dos caluniadores, como declarei desde o início das difamações, há mais de cinco anos”.

Durante os anos da suspensão cautelar de seu exercício sacerdotal, o Pe. Yepes continuou a “anunciar o Evangelho com reflexão diária sobre a Palavra de Deus nas redes sociais”.

Com informações Aciprensa

The post Padre colombiano retoma funções após ser inocentado de acusações de abusos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Removida pesquisa do Vaticano desfavorável ao Sínodo da Sinodalidade

A pesquisa foi realizada no Facebook e na conta X (antigo twitter) da Secretaria...

Convento carmelita na Espanha fecha por falta de vocações

Segundo a Madre Maria Madalena de São João da Cruz, Superiora da Comunidade religiosa,...

Arcebispo de Miami: durante as férias devemos continuar a assistir à missa dominical

No período de descanso das férias, Dom Wenski destaca a importância de também “descansar...

Sob o fogo inimigo… e a proteção de Maria!

Enviado ao campo de batalha, o jovem seminarista via numerosos companheiros tombarem a seu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...