InícioNotícias da IgrejaPalotinos celebram 25 anos de presença missionária em Moçambique

Palotinos celebram 25 anos de presença missionária em Moçambique

Published on

Os missionários foram precedidos e incentivados pelas Irmãs Palotinas que chegaram um ano antes.

Palotinos celebram 25 anos de presenca missionaria em Mocambique 1

Foto: Divulgação/Palotinos.

Maputo – Moçambique (20/02/2024 15:22, Gaudium Press) Os Padres e Irmãos Palotinos da Província Nossa Senhora Conquistadora, com sede em Santa Maria-RS, enviaram para Moçambique, inicialmente, os Padres Casimiro Facco e Gentil Lorenzoni, em janeiro de 1999. Eles chegaram ao Distrito de Zavala, nas Paróquias de Nossa Senhora do Amparo (Quissico) e Santo Antônio (Mavila), na Diocese de Inhambane, sul do país. Posteriormente, outros missionários foram enviados para esta missão.

Palotinos celebram 25 anos de presenca missionaria em Mocambique 3

Foto: Divulgação/Palotinos.

Os missionários foram precedidos e incentivados pelas Irmãs Palotinas que chegaram um ano antes. Inicialmente o trabalho foi fundamentalmente centrado na pastoral paroquial das comunidades, urbanas e rurais, que estavam há diversos anos sem atendimento regular.

As dificuldades iniciais dos primeiros missionários estavam ligadas a pastoral, sobretudo, no desconhecimento da língua e da cultura local e da dinâmica pastoral da diocese. Infelizmente, a morte marcou o início da missão; acidentes e malária ceifaram a vida de três missionários: um padre, um consagrado temporário e um seminarista. A pobreza material também foi um elemento a ser, aos poucos, amenizado.

Palotinos celebram 25 anos de presenca missionaria em Mocambique 2

Foto: Divulgação/Palotinos.

Apostolado e vocações nativas

O trabalho missionário, porém, foi lento, mas consistentemente aprimorado. “De um atendimento meramente sacramental, passou-se a um trabalho mais integral segundo a dinâmica de um típico cristianismo com acentos africano-moçambicanos. Assim, além da pastoral catequética, a pastoral da esperança (sepultamentos e deposições de flores), pastoral familiar, do dízimo, a pastoral da justiça e paz, da saúde e vocacional foi ampliada. Caminhando, como se diz, o caminho foi feito e ele se tornou sempre mais amplo, convicto e convincente de sul ao norte do país”, explicou padre Casimiro Facco.

Atualmente, além da primeira paróquia assumida a Província ampliou o trabalho em mais quatro paróquias (Inharrime, Matola e duas em Namuno e uma em Pemba), dois seminários (Inharrime e Matola) e muitos empenhos ao nível das comissões diocesanas de pastoral.

A frutuosa e virtuosa safra de vocacionados possibilita hoje visualizar um futuro, apesar das dificuldades, promissor. Quanto as vocações, fruto da missão, atualmente, são seis padres, dois irmãos e cerca de 30 seminaristas em todos as etapas formativas.

Palotinos celebram 25 anos de presenca missionaria em Mocambique 4

Foto: Divulgação/Palotinos.

Tempo de celebrar

Para celebrar os 25 anos da presença missionária em Moçambique houve uma programação especial nos meses de janeiro e fevereiro de 2024. No dia 21 de janeiro ocorreu a ordenação presbiteral dos diáconos Elton Ricardo Macitela e Cândido Julião Muvale, como um marco dos frutos da missão.

No momento das homenagens, Dom Adriano Langa, Bispo Emérito da Diocese de Inhambane, afirmou: “Quero vos saudar pela vossa coragem e abertura. Em meio aos contratempos vós tivestes a coragem de continuar bem, estando com o povo, souberam acolher as orientações da diocese”.

Palotinos celebram 25 anos de presenca missionaria em Mocambique

Foto: Divulgação/Palotinos.

Nos dias seguintes aconteceu um Seminário para avaliar, celebrar e refletir o futuro sustentável da missão. Também no início de fevereiro os missionários receberam a visita do Superior Geral Palotino, Padre Zanon Hannas, e do Conselheiro e Secretário Geral das Missões, Padre Daniel Rocchetti.

A messe é grande e tem um futuro promissor e comprometedor. “Assim que, rezemos ao Senhor da Messe que envie mais operários para o trabalho missionário. E, caso sinta este chamado, não tenhas medo de colocar-te a disposição”, frisou padre Jurandir Goulart Soares, referencial da animação vocacional palotina na Província.

Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC

The post Palotinos celebram 25 anos de presença missionária em Moçambique appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...