InícioNotícias da IgrejaPapa concede à Arquidiocese e Catedral de Sucre o título de Primaz...

Papa concede à Arquidiocese e Catedral de Sucre o título de Primaz da Bolívia

Published on

O Arcebispo de Sucre, Dom Ricardo Centellas, afirmou que este reconhecimento histórico é fundamental para o caminho da Igreja na Bolívia.

Bolívia – Sucre (26/08/2021 16:38, Gaudium Press) O Papa Francisco outorgou à Arquidiocese e Catedral Metropolitana de Sucre o título de Sede Primaz da Bolívia. Apesar da bula que reconhecia o Arcebispo de Sucre como primaz ter sido emitida no dia 11 de fevereiro de 2021, somente em 23 de agosto o Arcebispo divulgou a notícia aos fiéis.

Catedral Metropolitana de Sucre foi fundada no século XVI

O decreto, assinado pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e pelo Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, recorda as origens da Igreja, fundada no século XVI, e destaca como o Vaticano decidiu aceitar a petição dos Bispos bolivianos.

“Com nosso poder apostólico conferimos o título primacial à Igreja Metropolitana de Sucre, título que se confere ao mesmo tempo ao Arcebispo Metropolitano durante seu cargo, segundo o canon 438 do Código de Direito Canônico”, diz o texto do documento.

Reconhecimento histórico fundamental

Uma Missa em ação de graças está programada para ser celebrada no dia 12 de setembro na Catedral Metropolitana de Sucre. Durante esta celebração eucarística, que contará com a presença do clero arquidiocesano, religiosos e fiéis, o Núncio Apostólico na Bolívia, Dom Angelo Accattino, lerá e fará a entrega da bula papal.

Através de uma vídeo-mensagem, o Arcebispo de Sucre, Dom Ricardo Centellas, afirmou que este “reconhecimento histórico é fundamental para o caminho da Igreja na Bolívia, pois demonstra que o Papa está em comunhão com a Igreja boliviana e nos motiva em Sucre a seguir trabalhando por uma Igreja forte, uma Igreja comprometida com a evangelização, a missão e a solidariedade, que alente em todo momento o espírito sinodal”. (EPC)

The post Papa concede à Arquidiocese e Catedral de Sucre o título de Primaz da Bolívia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Arquidiocese do México é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

A celebração, que ocorreu na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, teve por...

O mundo precisa da África

Por ocasião do 61º Dia da África, o Cardeal Parolin afirmou que África é...

Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...