16.6 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 15, 2022

Papa desmente rumores sobre câncer

Em uma longa entrevista ao correspondente da Reuters em Roma, Francisco abordou diversos temas: saúde, Suprema Corte americana etc.

Redação (04/07/2022 17:42, Gaudium Press) O fato de Francisco ter cancelado alguns compromissos recentes por causa de seu joelho não significa que ele não esteja muito ativo. Podemos comprovar pela entrevista que ele concedeu, no passado sábado, a Phil Pullella, correspondente da Reuters na cidade eterna, onde, como é habitual, não se esquivou de nenhum assunto. Foi talvez a entrevista mais longa dada por Francisco, e por qualquer Pontífice, a um meio de comunicação. Ele chegou andando, sem a cadeira de rodas.

Muitos tópicos são abordados em 90 minutos, mas a nota de Pullella não é muito extensa.

Pullella não teve escrúpulos em perguntar ao Papa sobre os muitos rumores que já circulam em vários lugares: de que ele sofria de uma grave doença degenerativa, que teria se tornado conhecida há um ano, quando foi submetido a uma cirurgia de cólon: “A operação [há um ano] foi um grande sucesso”, disse Francisco, e acrescentou sorrindo “não me disseram nada” sobre o suposto câncer. É aquela “fofoca da corte”.

Aborto

Em relação à recente e impactante decisão da Suprema Corte americana, que anulou a decisão do aborto Roe vs. Wade, Francisco soube da decisão, mas disse que não poderia comentar mais porque não tinha informações suficientes a respeito. Na época, ele condenou o aborto, usando a comparação de que é como “contratar um assassino”.

Sobre se um político católico pró-aborto deve comungar, o papa respondeu: “tudo o que posso dizer é que, quando a Igreja perde sua natureza pastoral, quando um bispo perde sua natureza pastoral, isso causa um problema político”.

Com efeito, ainda se escutam os ecos midiáticos da comunhão, em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, da abortista Nancy Pelosi – que mantém sua atitude de desafio aberto ao seu bispo, Mons. Salvatore Cordileone, que a proibiu de comungar na Arquidiocese de São Francisco; gesto que foi imitado por vários prelados.

The post Papa desmente rumores sobre câncer appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias